Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66484
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARRETO, Magna Sales | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Angélica Daniella dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-13T13:01:16Z | - |
dc.date.available | 2025-10-13T13:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Angélica Daniella dos. A educação física inclusiva para estudantes com autismo nas escolas: pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. 2025. 47 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66484 | - |
dc.description.abstract | No território brasileiro, segundo o IBGE cerca de 2, 4 milhões de pessoas são autistas, ou seja, possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as capacidades de interações sociais e de comunicação, tão necessárias á vida humana. Estas pessoas possuem acesso á educação do ensino regular das escolas brasileiras, que por sua vez, deve promover ações inclusivas que garantam a permanência dos mesmos. A Educação Física Escolar como parte integral deste time provou- se insubstituível nesta luta por igualdades e equidade. Assim, este estudo implicitamente embasado na perspectiva crítica- emancipatória, teve por objetivo analisar frentes os estudos acadêmicos publicados na Revista Movimento, revista de educação física da UFRGS, como a educação física escolar vem contribuindo para a inclusão de estudantes com TEA no ensino regular no Brasil, construindo um estudo do tipo Estado da arte. Chegando a conclusão que a prática educativa inclusiva nas aulas de educação física, tem desafios superáveis. Mas que precisamos continuar a pesquisar sobre a educação física dentro dos ambientes formais de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.title | A educação física inclusiva para estudantes com autismo nas escolas: pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2192924535296346 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8057833878410343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | According to the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), approximately 2.4 million people in Brazil are autistic, meaning they have Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder that affects social interaction and communication skills, so essential to human life. These individuals have access to education in regular Brazilian schools, which, in turn, must promote inclusive actions to ensure their retention. School Physical Education, as an integral part of this team, has proven to be irreplaceable in this fight for equality and equity. Thus, this study, implicitly grounded in a critical-emancipatory perspective, aimed to analyze academic studies published in Revista Movimento, a physical education journal from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), and how school physical education has contributed to the inclusion of students with ASD in regular education in Brazil, constructing a state-of-the-art study. The conclusion is that inclusive educational practices in physical education classes face surmountable challenges. But we need to continue researching physical education within formal educational environments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ANGELICA DANIELLA DOS SANTOS.pdf Item embargado até 2026-09-13 | 363,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons