Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66484

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorSANTOS, Angélica Daniella dos-
dc.date.accessioned2025-10-13T13:01:16Z-
dc.date.available2025-10-13T13:01:16Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Angélica Daniella dos. A educação física inclusiva para estudantes com autismo nas escolas: pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. 2025. 47 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66484-
dc.description.abstractNo território brasileiro, segundo o IBGE cerca de 2, 4 milhões de pessoas são autistas, ou seja, possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as capacidades de interações sociais e de comunicação, tão necessárias á vida humana. Estas pessoas possuem acesso á educação do ensino regular das escolas brasileiras, que por sua vez, deve promover ações inclusivas que garantam a permanência dos mesmos. A Educação Física Escolar como parte integral deste time provou- se insubstituível nesta luta por igualdades e equidade. Assim, este estudo implicitamente embasado na perspectiva crítica- emancipatória, teve por objetivo analisar frentes os estudos acadêmicos publicados na Revista Movimento, revista de educação física da UFRGS, como a educação física escolar vem contribuindo para a inclusão de estudantes com TEA no ensino regular no Brasil, construindo um estudo do tipo Estado da arte. Chegando a conclusão que a prática educativa inclusiva nas aulas de educação física, tem desafios superáveis. Mas que precisamos continuar a pesquisar sobre a educação física dentro dos ambientes formais de ensino.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.titleA educação física inclusiva para estudantes com autismo nas escolas: pesquisa bibliográfica do tipo estado da artept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2192924535296346pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxAccording to the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), approximately 2.4 million people in Brazil are autistic, meaning they have Autism Spectrum Disorder (ASD), a neurodevelopmental disorder that affects social interaction and communication skills, so essential to human life. These individuals have access to education in regular Brazilian schools, which, in turn, must promote inclusive actions to ensure their retention. School Physical Education, as an integral part of this team, has proven to be irreplaceable in this fight for equality and equity. Thus, this study, implicitly grounded in a critical-emancipatory perspective, aimed to analyze academic studies published in Revista Movimento, a physical education journal from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), and how school physical education has contributed to the inclusion of students with ASD in regular education in Brazil, constructing a state-of-the-art study. The conclusion is that inclusive educational practices in physical education classes face surmountable challenges. But we need to continue researching physical education within formal educational environments.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ANGELICA DANIELLA DOS SANTOS.pdf
  Item embargado até 2026-09-13
363,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons