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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273
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Título : | A Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança |
Autor : | SANTOS, Hemily Thaízy dos |
Palabras clave : | Educação Não Formal; Desenvolvimento Integral da Criança; Educação; Desenvolvimento Infantil; Práticas Formativas |
Fecha de publicación : | 14-ago-2025 |
Citación : | SANTOS, Hemily Thaízy dos. A Educação Não Formal na Infância: Impactos e Contribuições para o Desenvolvimento Integral da Criança. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A educação não formal é entendida como um conjunto de práticas educativas que ocorrem fora do ambiente escolar regular, em espaços como museus, centros culturais, ONGs e projetos sociais. Ela se caracteriza pela flexibilidade de práticas e espaços e por valorizar a autonomia e o protagonismo das crianças, promovendo experiências mais livres, criativas e ligadas ao cotidiano. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar como a educação não formal tem sido abordada nas pesquisas da área de educação, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica nas bases de dados: Portal de Periódicos da Capes, SciELO e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para isso, foram analisados estudos dentro do recorte temporal de dez anos (2015-2025), com o intuito de identificar como esse tema vem sendo abordado na literatura acadêmica e quais os impactos percebidos no desenvolvimento infantil. Os resultados apontam que essa modalidade educativa favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor das crianças, promovendo aprendizagens significativas por meio de vivências práticas, lúdicas e sociais. Ao mesmo tempo, foram identificados desafios importantes, como a escassez de recursos e o pouco reconhecimento institucional. Conclui-se que a educação não formal é uma aliada fundamental no processo de formação das crianças e precisa ser mais valorizada. Ela amplia o acesso ao conhecimento e contribui para uma educação mais inclusiva, diversa e conectada com as necessidades da infância na atualidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66273 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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