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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66268
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Título : | Construindo Pontes Sensoriais: estratégias projetuais inspiradas na neuroarquitetura para espaços educacionais inclusivos para autistas |
Autor : | MONTEIRO, Fabiana Silva |
Palabras clave : | transtorno do espectro autista; espaços educacionais inclusivos; acessibilidade para autistas; design sensorial; neuroarquitetura; ambientes de aprendizagem adaptados; TEA |
Fecha de publicación : | 18-oct-2024 |
Citación : | MONTEIRO, Fabiana Silva. Construindo Pontes Sensoriais: estratégias projetuais inspiradas na neuroarquitetura para espaços educacionais inclusivos para autistas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços educacionais permanece como um desafio significativo para a arquitetura contemporânea, sobretudo pela insuficiente consideração das necessidades sensoriais específicas desses alunos nos projetos convencionais. Este estudo tem como objetivo desenvolver recomendações projetuais inspiradas na neuroarquitetura para a criação de ambientes escolares inclusivos, adequados ao perfil sensorial de crianças autistas, promovendo conforto, acessibilidade e estímulo à aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, análise de estudos de caso nacionais e internacionais e aplicação de Avaliação Pós-Ocupação (APO) em uma escola municipal localizada em Bezerros, Pernambuco, única instituição pública do bairro, que atende alunos com e sem necessidades especiais. Foram observados aspectos de acessibilidade espacial, conforto ambiental e experiências sensoriais, identificando barreiras e oportunidades de melhoria. A análise evidenciou a relevância de elementos como controle de estímulos visuais e auditivos, organização espacial clara, uso de materiais adequados e criação de áreas de transição sensorial. Como resultado, elaborou-se um quadro-síntese com diretrizes projetuais que podem servir de suporte para arquitetos, designers e gestores escolares na criação ou adaptação de espaços mais inclusivos para crianças com TEA. O estudo reforça a necessidade de uma perspectiva interdisciplinar entre arquitetura, educação e neurociência, e aponta para possibilidades de pesquisas futuras que ampliem a aplicação da neuroarquitetura no contexto da inclusão escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66268 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
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