Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66268

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEITE, Maria de Jesus de Britto-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Fabiana Silva-
dc.date.accessioned2025-09-26T16:46:32Z-
dc.date.available2025-09-26T16:46:32Z-
dc.date.issued2024-10-18-
dc.date.submitted2025-09-23-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Fabiana Silva. Construindo Pontes Sensoriais: estratégias projetuais inspiradas na neuroarquitetura para espaços educacionais inclusivos para autistas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66268-
dc.description.abstractA inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços educacionais permanece como um desafio significativo para a arquitetura contemporânea, sobretudo pela insuficiente consideração das necessidades sensoriais específicas desses alunos nos projetos convencionais. Este estudo tem como objetivo desenvolver recomendações projetuais inspiradas na neuroarquitetura para a criação de ambientes escolares inclusivos, adequados ao perfil sensorial de crianças autistas, promovendo conforto, acessibilidade e estímulo à aprendizagem. A pesquisa adota uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, análise de estudos de caso nacionais e internacionais e aplicação de Avaliação Pós-Ocupação (APO) em uma escola municipal localizada em Bezerros, Pernambuco, única instituição pública do bairro, que atende alunos com e sem necessidades especiais. Foram observados aspectos de acessibilidade espacial, conforto ambiental e experiências sensoriais, identificando barreiras e oportunidades de melhoria. A análise evidenciou a relevância de elementos como controle de estímulos visuais e auditivos, organização espacial clara, uso de materiais adequados e criação de áreas de transição sensorial. Como resultado, elaborou-se um quadro-síntese com diretrizes projetuais que podem servir de suporte para arquitetos, designers e gestores escolares na criação ou adaptação de espaços mais inclusivos para crianças com TEA. O estudo reforça a necessidade de uma perspectiva interdisciplinar entre arquitetura, educação e neurociência, e aponta para possibilidades de pesquisas futuras que ampliem a aplicação da neuroarquitetura no contexto da inclusão escolar.pt_BR
dc.format.extent161p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectespaços educacionais inclusivospt_BR
dc.subjectacessibilidade para autistaspt_BR
dc.subjectdesign sensorialpt_BR
dc.subjectneuroarquiteturapt_BR
dc.subjectambientes de aprendizagem adaptadospt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.titleConstruindo Pontes Sensoriais: estratégias projetuais inspiradas na neuroarquitetura para espaços educacionais inclusivos para autistaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2218964680682974pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in educational spaces remains a significant challenge for contemporary architecture, mainly due to the insufficient consideration of these students’ specific sensory needs in conventional projects. This study aims to develop design recommendations inspired by neuroarchitecture to create inclusive school environments suitable for the sensory profile of autistic children, promoting comfort, accessibility, and learning stimulation. The research adopts a methodological approach based on literature review, analysis of international and national case studies, and the application of a Post-Occupancy Evaluation (POE) in a municipal school located in Bezerros, Pernambuco, the only public institution in the neighborhood, serving students with and without special needs. Aspects of spatial accessibility, environmental comfort, and sensory experiences were observed, identifying barriers and opportunities for improvement. The analysis highlighted the importance of elements such as control of visual and auditory stimuli, clear spatial organization, use of suitable materials, and creation of sensory transition areas. As a result, a synthesis chart was developed with design guidelines that can support architects, designers, and school managers in creating or adapting more inclusive spaces for children with ASD. The study reinforces the need for an interdisciplinary perspective between architecture, education, and neuroscience, and points to future research directions that expand the application of neuroarchitecture in the context of school inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fabiana Silva Monteiro.pdf14,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons