Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242

Compartilhe esta página

Título: A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok
Autor(es): SOARES, Bruna de Barros
Palavras-chave: Taylor Swift; TikTok; Persona; Fandom; Performance
Data do documento: 7-Ago-2025
Citação: SOARES, Bruna de Barros. A encenação das personas de Taylor Swift na The Eras Tour e a fruição dos fãs brasileiros no TikTok. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Rádio, TV e Internet) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A partir do conceito de persona como construção simbólica e relacional, este estudo analisa a encenação das diferentes identidades artísticas de Taylor Swift na turnê The Eras Tour e sua recepção pelo público no TikTok durante sua passagem pelo Brasil. A pesquisa investiga como as múltiplas identidades performáticas da artista são construídas com base em signos musicais, afetivos e visuais, e como essas construções são reinterpretadas por fãs brasileiros por meio de vídeos publicados na plataforma. A metodologia adotada consistiu na análise quanti-qualitativa dos vinte vídeos mais curtidos ao se buscar “The Eras Tour Brasil” no TikTok. Os resultados apontam para quatro categorias centrais de apropriação: enfrentamento coletivo ao calor nos shows do Rio de Janeiro; manifestações de afeto entre artista e público; expressões de humor típicas da cultura brasileira; e intensidade da participação do público nos espetáculos. Conclui-se que a fruição do público vai além da estética musical, revelando processos afetivos, simbólicos e sociais de pertencimento e copresença, em que o fã atua como coautor dos significados atribuídos às performances de Swift.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66242
Aparece nas coleções:(TCC) - Rádio, TV e Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruna de Barros Soares.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons