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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66233

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorLEITE, Dayse Dutra-
dc.date.accessioned2025-09-25T14:41:30Z-
dc.date.available2025-09-25T14:41:30Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.citationLEITE, Dayse Dutra. Gestão da informação: uma análise do exame nacional de desempenho dos estudantes na Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66233-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo as informações contidas nos relatórios do Enade disponibilizados às Instituições de Ensino Superior. Embora esses documentos apresentem informações relevantes sobre o desempenho dos estudantes nos cursos de graduação avaliados, grande parte desse conteúdo permanece subutilizado. Diante disso, o estudo buscou responder à seguinte questão: Como a UFPE pode tornar as informações do Enade mais acessíveis e úteis para suas partes interessadas? O objetivo geral foi potencializar a geração de conhecimento sobre a situação dos cursos de graduação da UFPE por meio da gestão estratégica das informações do Enade, alinhando-se às necessidades das partes envolvidas. Os objetivos específicos incluíram: a) Identificar as partes interessadas e seus respectivos interesses nas informações do Enade; b) Propor a institucionalização de um processo de Gestão da Informação do Sinaes, visando transformar informações em ações de melhoria; c) Elaborar diretrizes para a institucionalização de um processo de Gestão do Conhecimento, facilitando o compartilhamento de informações e a geração de insights sobre o processo de ensino e a aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualiquantitativa, baseada em análise documental e aplicação de questionários às partes interessadas. Os resultados indicaram que, apesar da baixa utilização dos relatórios do Enade, há consenso sobre a necessidade de institucionalizar um processo de Gestão da Informação para direcionar melhorias na UFPE. Conclui-se que a institucionalização da gestão da informação pode servir como estratégia para fortalecer a cultura avaliativa e promover a melhoria contínua dos cursos de graduação. Mas a criação do conhecimento somente ocorrerá a partir do envolvimento das partes interessadas no compartilhamento e uso das informações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)pt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleGestão da informação : uma análise do exame nacional de desempenho dos estudantes na Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4323935882607619pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on the data contained in the National Student Performance Examination (Enade) reports provided to Higher Education Institutions. Although these documents contain relevant information on student performance in evaluated undergraduate programs, much of this data remains underutilized. Thus, this research sought to answer the following question: How can UFPE make Enade’s information more accessible and useful to its stakeholders? The overarching objective was to enhance knowledge generation about the status of UFPE’s undergraduate programs through strategic management of Enade data, aligning with stakeholders’ needs. Specific objectives included: a) Identifying key stakeholders and their respective interests in Enade’s data; b) Proposing the institutionalization of a Sinaes Information Management Process to translate data into improvement actions; c) Developing guidelines for establishing a Knowledge Management Center to facilitate data sharing and generate insights on teaching and learning. Methodologically, this is a descriptive study with a qualiquantitative approach, based on document analysis and stakeholder surveys. Results indicated that, despite the low utilization of Enade reports, there was consensus on the need to institutionalize an Information Management Process to drive improvements at UFPE. The study concludes that systematizing and institutionalizing information management can serve as a strategic tool to strengthen an evaluative culture and foster continuous enhancement of undergraduate programs. But knowledge creation will only occur through the involvement of stakeholders in sharing and using information.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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