Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203
Comparte esta pagina
Título : | Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento |
Autor : | SALES, Anna Beatriz Araújo |
Palabras clave : | Alfabetização; Heterogeneidades; Práticas de ensino |
Fecha de publicación : | 13-ago-2025 |
Citación : | SALES, Anna Beatriz Araújo. Heterogeneidades no processo de alfabetização: análise comparativa entre práticas de ensino na abordagem fônica e na Alfabetização na perspectiva do letramento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Este estudo teve como objetivo analisar de que maneira diferentes concepções de alfabetização influenciam as práticas docentes no enfrentamento da heterogeneidade de conhecimentos presentes em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa, envolvendo observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com duas professoras da rede pública do Recife e aplicação de atividade diagnóstica com os alunos. As docentes participantes atuam com abordagens distintas: uma fundamentada no método fônico e a outra na perspectiva do letramento. A análise evidenciou que as práticas pedagógicas estão diretamente relacionadas às concepções teóricas que embasam o trabalho docente. Práticas pedagógicas ancoradas na alfabetização como prática social mostram-se mais eficazes para lidar com a heterogeneidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66203 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_-_ANNA_BEATRIZ_ARAUJO_SALES__assinado.pdf | 435,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons