Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199

Compartilhe esta página

Título: A relação escola-família frente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Autor(es): ROCHA, Maria Luiza Macedo da
Palavras-chave: Fracasso/insucesso escolar; relação escola-família; desigualdades; vulnerabilidade social; Participação familiar
Data do documento: 25-Fev-2025
Citação: ROCHA, Maria. A relação escola-família rente ao insucesso escolar: desafios e possibilidades para a participação das famílias em situação de vulnerabilidade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as implicações da relação escola-família na construção social do fracasso escolar, considerando as desigualdades socioeconômicas e educacionais que impactam esse processo. O fracasso/insucesso escolar permanece sendo um grande desafio no Brasil, mesmo diante dos esforços de diversas políticas públicas voltadas, mais recentemente, à inclusão educacional e à redução das desigualdades. Nesse contexto, a relação entre escola e família representa um papel fundamental no desempenho acadêmico dos estudantes, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66199
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA LUIZA MACEDO DA ROCHA.pdf583,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons