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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66196
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Título : | O som e o sentido: análise de recursos multissemióticos em podcasts seriados |
Autor : | Silva, Leanderson Bruno Santana |
Palabras clave : | multimodalidade; podcast; semiótica social; multiletramentos; recursos sonoros |
Fecha de publicación : | 22-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Leanderson Bruno Santana. O som e o sentido: análise de recursos multissemióticos em podcasts seriados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A presente pesquisa visa analisar criticamente os recursos multissemióticos e os elementos prosódicos presentes em podcasts seriados, investigando como tais recursos colaboram para a produção de sentidos. Dessa forma, justifica-se este estudo pela crescente relevância social do podcast como mídia digital, pela lacuna acadêmica em análises focadas na multimodalidade do áudio e pelas implicações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa, em consonância com a perspectiva dos Multiletramentos e as diretrizes curriculares vigentes. Para isso, fundamenta-se teoricamente nos pressupostos subjacentes a multimodalidade propostos por Jewitt (2012), no estudo do discurso multimodal oral feito por Dionisio (2007), na noção de gêneros multissistêmicos trazida por Nascimento (2012) e na perspectiva da trilha sonora abordada por Carvalho (2024). No que tange aos podcasts, utiliza-se da classificação proposta por Trinca e Figueiredo (2022), com enfoque ao conceito de podcast seriado e suas respectivas subdivisões. O objeto de estudo, por sua vez, são os podcasts seriados, tendo como corpus de análise os episódios "O Crime da Praia dos Ossos", do podcast jornalístico Praia dos Ossos (2020), e "Um Corpo na Noite", do podcast narrativo França e o Labirinto (2023). Para tanto, o trabalho adota uma metodologia de natureza qualitativa e analítico-descritiva para examinar a orquestração de elementos sonoros como fala, música e ruídos. Por conseguinte, os resultados demonstram que, em ambos os tipos de podcast, os recursos sonoros são mobilizados de forma intencional e estratégica, sendo indispensáveis para a progressão narrativa, a criação de atmosferas, a caracterização de personagens e a imersão do ouvinte. Conclui-se que a modalidade sonora é uma característica definidora e fundamental do gênero, e que a análise de tais recursos em sala de aula pode fomentar o desenvolvimento da escuta crítica e das competências de análise linguística e semiótica dos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66196 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
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