Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66196
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Andréa Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Leanderson Bruno Santana | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-24T18:36:08Z | - |
dc.date.available | 2025-09-24T18:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leanderson Bruno Santana. O som e o sentido: análise de recursos multissemióticos em podcasts seriados. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66196 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa analisar criticamente os recursos multissemióticos e os elementos prosódicos presentes em podcasts seriados, investigando como tais recursos colaboram para a produção de sentidos. Dessa forma, justifica-se este estudo pela crescente relevância social do podcast como mídia digital, pela lacuna acadêmica em análises focadas na multimodalidade do áudio e pelas implicações pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa, em consonância com a perspectiva dos Multiletramentos e as diretrizes curriculares vigentes. Para isso, fundamenta-se teoricamente nos pressupostos subjacentes a multimodalidade propostos por Jewitt (2012), no estudo do discurso multimodal oral feito por Dionisio (2007), na noção de gêneros multissistêmicos trazida por Nascimento (2012) e na perspectiva da trilha sonora abordada por Carvalho (2024). No que tange aos podcasts, utiliza-se da classificação proposta por Trinca e Figueiredo (2022), com enfoque ao conceito de podcast seriado e suas respectivas subdivisões. O objeto de estudo, por sua vez, são os podcasts seriados, tendo como corpus de análise os episódios "O Crime da Praia dos Ossos", do podcast jornalístico Praia dos Ossos (2020), e "Um Corpo na Noite", do podcast narrativo França e o Labirinto (2023). Para tanto, o trabalho adota uma metodologia de natureza qualitativa e analítico-descritiva para examinar a orquestração de elementos sonoros como fala, música e ruídos. Por conseguinte, os resultados demonstram que, em ambos os tipos de podcast, os recursos sonoros são mobilizados de forma intencional e estratégica, sendo indispensáveis para a progressão narrativa, a criação de atmosferas, a caracterização de personagens e a imersão do ouvinte. Conclui-se que a modalidade sonora é uma característica definidora e fundamental do gênero, e que a análise de tais recursos em sala de aula pode fomentar o desenvolvimento da escuta crítica e das competências de análise linguística e semiótica dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | podcast | pt_BR |
dc.subject | semiótica social | pt_BR |
dc.subject | multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | recursos sonoros | pt_BR |
dc.title | O som e o sentido: análise de recursos multissemióticos em podcasts seriados | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2728184365514389 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to critically analyze the multisemiotic resources and prosodic elements present in serial podcasts, investigating how such resources contribute to the production of meaning. This study is justified by the growing social relevance of podcasts as a digital medium, the academic gap in analyses focused on audio multimodality, and the pedagogical implications for teaching Portuguese, in line with the Multiliteracies perspective and current curriculum guidelines. To this end, it is theoretically based on the assumptions underlying multimodality proposed by Jewitt (2012), on the study of oral multimodal discourse by Dionisio (2007), the notion of multisystemic genres brought by Nascimento (2012), and the perspective of the soundtrack addressed by Carvalho (2024). With regard to podcasts, it uses the classification proposed by Trinca and Figueiredo (2022), focusing on the concept of serial podcasts and their respective subdivisions. The object of study, in turn, is serial podcasts, with the episodes "O Crime da Praia dos Ossos" (The Crime of Praia dos Ossos), from the journalistic podcast Praia dos Ossos (2020), and "Um Corpo na Noite" (A Body in the Night), from the narrative podcast França e o Labirinto (France and the Labyrinth) (2023), as the corpus of analysis. To this end, the work adopts a qualitative and analytical-descriptive methodology to examine the orchestration of sound elements such as speech, music, and noise. Consequently, the results demonstrate that, in both types of podcasts, sound resources are mobilized intentionally and strategically, being indispensable for narrative progression, atmosphere creation, characterization, and listener immersion. It is concluded that sound modality is a defining and fundamental characteristic of the genre, and that the analysis of such resources in the classroom fosters the development of critical listening and linguistic and semiotic analysis skills in students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Leanderson Bruno Santana Silva.pdf | 958,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons