Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66186

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEITE, Jonas Jefferson de Souza-
dc.contributor.authorSOUZA, Rafael Henrique Alves de Pontes-
dc.date.accessioned2025-09-24T14:32:54Z-
dc.date.available2025-09-24T14:32:54Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.date.submitted2025-09-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Rafael Henrique Alves de Pontes. Os Narradores de Bernardo Carvalho: Uma análise de Nove Noites e O Sol se Põe em São Paulo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66186-
dc.description.abstractA autoficção, enquanto estratégia narrativa recorrente na literatura contemporânea, desafia e redimensiona os limites entre realidade e invenção. Mais do que uma simples mescla entre autobiografia e ficção, ela constitui um espaço híbrido em que o “eu” narrativo é desconstruído e reconstruído pela linguagem, assumindo o estatuto de artefato literário. Ao tensionar a busca por autenticidade com a consciência de sua fabricação textual, a autoficção revela-se marcada pela ambivalência entre sujeito e personagem. Para além da sobreposição entre vida e narrativa, essa forma literária atua como uma verdadeira “máquina de mitos”, produzindo uma figura autoral que transita simultaneamente dentro e fora do texto. Bernardo Carvalho, autor contemporâneo renomado, reconhece-se como um “militante da ficção”, utilizando de suas próprias experiências para a construção da narrativa em Nove Noites (2002) e O Sol se Põe em São Paulo (2007). A ficção, em sua concepção, é o único meio capaz de reorganizar o caos da experiência, convertendo lembranças fragmentadas, memórias instáveis e deslocamentos afetivos em narrativa. Logo, os narradores-personagens de suas obras são o resultado dessa luta pela permanência da ficção no texto referencial enquanto território de sentido. Dito isso, o presente trabalho visa compreender como os modi operandi dos narradores de ambas as obras contribuem para o encaminhar dos enredos, além dos mecanismos utilizados para a construção do sentido, especialmente no contexto da autoficção. Para tanto, serão abordados, em sua maior parte, os pensamentos de Doubrovsky (1977), Klinger (2006/2008), Azevedo (2008) e Foucault (1983/1994) ao decorrer deste trabalho. A fim de melhor compreensão, este estudo divide-se em três capítulos: o primeiro sendo de teor biográfico apresenta Bernardo Carvalho enquanto sujeito e autor, fora suas inspirações e estilos utilizados na construção das obras, além de um breve resumo sobre cada livro e seu contexto de produção; o segundo voltado para compreensão do gênero autoficção na literatura contemporânea e seus pressupostos; por fim, o terceiro e último é voltado para a análise dos narradores presentes em Nove Noites (2002) e o Sol se Põe em São Paulo (2007), seus papéis nas obras enquanto protagonistas, os modi operandi utilizados e como a autoficção se relaciona com a narrativa.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subjectBernardo Carvalhopt_BR
dc.subjectEscrita de Sipt_BR
dc.subjectNarradorpt_BR
dc.titleOs Narradores de Bernardo Carvalho: Uma Análise de Nove Noites e O Sol se Põe em São Paulopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1413845762046807pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317491223320149pt_BR
dc.description.abstractxLa autoficción, como estrategia narrativa recurrente en la literatura contemporánea, desafía y redimensiona los límites entre realidad e invención. Más que una simple mezcla entre autobiografía y ficción, constituye un espacio híbrido en el que el «yo» narrativo es deconstruido y reconstruido por el lenguaje, asumiendo el estatus de artefacto literario. Al tensar la búsqueda de la autenticidad con la conciencia de su fabricación textual, la autoficción se revela marcada por la ambivalencia entre sujeto y personaje. Más allá de la superposición entre vida y narrativa, esta forma literaria actúa como una verdadera «máquina de mitos», produciendo una figura autoral que transita simultáneamente dentro y fuera del texto. Bernardo Carvalho, renombrado autor contemporáneo, se reconoce a sí mismo como un «militante de la ficción», utilizando sus propias experiencias para la construcción de la narrativa en Nove Noites (2002) y O Sol se Põe em São Paulo (2007). La ficción, en su concepción, es el único medio capaz de reorganizar el caos de la experiencia, convirtiendo recuerdos fragmentados, memorias inestables y desplazamientos afectivos en narrativa. Por lo tanto, los narradores-personajes de sus obras son el resultado de esa lucha por la permanencia de la ficción en el texto referencial como territorio de sentido. Dicho esto, el presente trabajo pretende comprender cómo los modi operandi de los narradores de ambas obras contribuyen al desarrollo de las tramas, además de los mecanismos utilizados para la construcción del sentido, especialmente en el contexto de la autoficción. Para ello, se abordarán, en su mayor parte, los pensamientos de Doubrovsky (1977), Klinger (2006/2008), Azevedo (2008) y Foucault (1983/1994) a lo largo de este trabajo. Para una mejor comprensión, este estudio se divide en tres capítulos: el primero, de carácter biográfico, presenta a Bernardo Carvalho como sujeto y autor, además de sus inspiraciones y estilos utilizados en la construcción de las obras, así como un breve resumen de cada libro y su contexto de producción; el segundo se centra en la comprensión del género de la autoficción en la literatura contemporánea y sus supuestos; por último, el tercero y último se centra en el análisis de los narradores presentes en Nove Noites (2002) y O Sol se Põe em São Paulo (2007), sus papeles en las obras como protagonistas, los modi operandi utilizados y cómo la autoficción se relaciona con la narrativa.pt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAFAEL HENRIQUE ALVES DE PONTES SOUZA.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons