Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66179

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Marcela Rebeca-
dc.contributor.authorSOARES, Larissa Vitória Xavier-
dc.contributor.authorDAMÁSIO, Maria Virgínia-
dc.date.accessioned2025-09-24T11:58:29Z-
dc.date.available2025-09-24T11:58:29Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-09-
dc.identifier.citationSOARES, Larissa Vitoria Xavier; DAMÁSIO, Maria Virgínia. Competências gerenciais do secretário executivo sob a ótica dos secretários executivos da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66179-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar como as competências gerenciais são praticadas pelas(os) secretárias(os) executivas(os), a partir da ótica dos(as) profissionais que atuam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa parte da relevância da atuação gerencial no campo do secretariado, diante das transformações organizacionais e da ampliação do escopo de atividades desses profissionais. Os objetivos específicos consistem em: (i) mapear, com base na literatura, as principais competências gerenciais; (ii) verificar quais competências são identificadas pelos(as) secretários(as) executivos(as) da UFPE em suas atividades laborais; e (iii) compreender a ótica dos secretários executivos da UFPE sobre as oportunidades e os desafios para aplicação das funções gerenciais em seu ambiente profissional. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem mista, por meio da aplicação de um questionário baseado em modelo teórico de competências gerenciais com perguntas fechadas e abertas. A população de pesquisa foi composta por 59 secretários(as) executivos(as) em atividade na UFPE, com uma amostra de 23 respondentes. Os dados foram analisados a partir da frequência das respostas em escala Likert e da análise de conteúdo das questões abertas sendo elencadas por categoria. Em conclusão, os(as) secretários(as) executivos(as) reconhecem e aplicam competências ligadas à ética, integridade, imagem institucional e legalidade, demonstrando alinhamento à missão da instituição, bem como as competências gerenciais cognitivas, de processos e resultados, relações humanas e interesse público. Entretanto, seu pleno exercício ainda enfrenta barreiras, como falta de reconhecimento institucional, limitações estruturais e burocráticas, sobrecarga de trabalho, ausência de oportunidades de crescimento e capacitação, além do despreparo de algumas chefias.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSecretário Executivopt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetências Gerenciaispt_BR
dc.titleCompetências gerenciais do secretário executivo sob a ótica dos secretários executivos da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6034842332008434pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze how managerial competencies are practiced by executive secretaries, from the perspective of professionals working at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The research highlights the relevance of managerial performance in the secretarial field, given organizational transformations and the expansion of professional activities. The specific objectives are: (i) to map, based on the literature, the main managerial competencies; (ii) to identify which competencies are recognized by UFPE executive secretaries in their daily activities; and (iii) to understand their perspectives on opportunities and challenges in applying managerial functions in their professional environment. A mixed-methods approach was adopted, using a questionnaire based on a theoretical model of managerial competencies with both closed and open-ended questions. The research population comprised 59 executive secretaries, with a sample of 23 respondents. Data analysis combined Likert-scale frequency distribution and content analysis categorized from open responses. Results indicate that executive secretaries recognize and apply competencies related to ethics, integrity, institutional image, and legality, showing alignment with the institution’s mission, as well as cognitive, process- and results-oriented, human relations, and public interest competencies. However, their full practice still faces barriers such as lack of institutional recognition, structural and bureaucratic limitations, work overload, limited opportunities for growth and training, and unprepared leadership.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Secretariadopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons