Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168
Compartilhe esta página
Título: | Educação inclusiva na formação de professores : uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | SANTANA, Gabriel Pauliran de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva; Formação de professores; Licenciatura em História; Projeto pedagógico do curso; Universidade Federal de Pernambuco |
Data do documento: | 24-Jul-2025 |
Citação: | SANTANA, Gabriel Pauliran de. Educação inclusiva na formação de professores: uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação inclusiva, considerando a formação docente no âmbito da Licenciatura em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Partiu-se da constatação de que, apesar dos marcos legais e avanços pedagógicos relacionados à inclusão, ainda existem lacunas significativas que implicam na qualidade da formação no ensino superior no que tange à temática. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza aplicada, valendo-se de procedimentos documentais, com análise semântico-categorial de conteúdo. Nesse sentido, a análise documental concentrou-se na revisão crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em História da UFPE, identificando as normas e prerrogativas dos componentes curriculares que abordam, de forma explícita e implícita, a questão da inclusão. Os resultados revelaram que a adaptação curricular e as metodologias à educação inclusiva no curso de Licenciatura em História da UFPE apresentam-se insuficientes, o que evidencia a necessidade de maior compromisso para com a promoção da Educação Especial em perspectiva inclusiva. Por último, são apontados caminhos para um debate mais significativo sobre inclusão no contexto da formação de professores de História dentro da universidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Lic. Hist._Gabriel Pauliran de Santana_depósito (3).pdf Item embargado até 2026-09-11 | 313,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons