Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168

Compartilhe esta página

Título: Educação inclusiva na formação de professores : uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): SANTANA, Gabriel Pauliran de
Palavras-chave: Educação inclusiva; Formação de professores; Licenciatura em História; Projeto pedagógico do curso; Universidade Federal de Pernambuco
Data do documento: 24-Jul-2025
Citação: SANTANA, Gabriel Pauliran de. Educação inclusiva na formação de professores: uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação inclusiva, considerando a formação docente no âmbito da Licenciatura em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Partiu-se da constatação de que, apesar dos marcos legais e avanços pedagógicos relacionados à inclusão, ainda existem lacunas significativas que implicam na qualidade da formação no ensino superior no que tange à temática. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza aplicada, valendo-se de procedimentos documentais, com análise semântico-categorial de conteúdo. Nesse sentido, a análise documental concentrou-se na revisão crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em História da UFPE, identificando as normas e prerrogativas dos componentes curriculares que abordam, de forma explícita e implícita, a questão da inclusão. Os resultados revelaram que a adaptação curricular e as metodologias à educação inclusiva no curso de Licenciatura em História da UFPE apresentam-se insuficientes, o que evidencia a necessidade de maior compromisso para com a promoção da Educação Especial em perspectiva inclusiva. Por último, são apontados caminhos para um debate mais significativo sobre inclusão no contexto da formação de professores de História dentro da universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lic. Hist._Gabriel Pauliran de Santana_depósito (3).pdf
  Item embargado até 2026-09-11
313,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons