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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Gabriel Pauliran de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T20:17:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T20:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Gabriel Pauliran de. Educação inclusiva na formação de professores: uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66168 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação inclusiva, considerando a formação docente no âmbito da Licenciatura em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Partiu-se da constatação de que, apesar dos marcos legais e avanços pedagógicos relacionados à inclusão, ainda existem lacunas significativas que implicam na qualidade da formação no ensino superior no que tange à temática. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, de natureza aplicada, valendo-se de procedimentos documentais, com análise semântico-categorial de conteúdo. Nesse sentido, a análise documental concentrou-se na revisão crítica do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em História da UFPE, identificando as normas e prerrogativas dos componentes curriculares que abordam, de forma explícita e implícita, a questão da inclusão. Os resultados revelaram que a adaptação curricular e as metodologias à educação inclusiva no curso de Licenciatura em História da UFPE apresentam-se insuficientes, o que evidencia a necessidade de maior compromisso para com a promoção da Educação Especial em perspectiva inclusiva. Por último, são apontados caminhos para um debate mais significativo sobre inclusão no contexto da formação de professores de História dentro da universidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em História | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico do curso | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva na formação de professores : uma análise do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6400528589173383 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the challenges and possibilities of inclusive education, considering teacher training within the History Undergraduate Program at the Federal University of Pernambuco (UFPE). The study found that, despite legal frameworks and pedagogical advances related to inclusion, significant gaps remain that impact the quality of higher education training on this topic. The research adopted a qualitative, applied approach, utilizing documentary procedures and semantic-categorical content analysis. The documentary analysis focused on a critical review of the Pedagogical Project of the History Undergraduate Program at UFPE, identifying the norms and prerogatives of the curricular components that explicitly and implicitly address the issue of inclusion. The results revealed that curricular adaptation and methodologies for inclusive education in the History undergraduate program at UFPE are insufficient, highlighting the need for a greater commitment to promoting Special Education from an inclusive perspective. Finally, the results suggest avenues for a more meaningful debate on inclusion in the context of history teacher training within the university. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0005-2879-7028 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Lic. Hist._Gabriel Pauliran de Santana_depósito (3).pdf Item embargado até 2026-09-11 | 313,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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