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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66158
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Elanna Beatriz Americo | - |
dc.contributor.author | CORREIA, Luiz Felipe Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T18:10:26Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T18:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-23 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Luiz Felipe Silva. Secretariado executivo e as tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66158 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investigou a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação nos Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022 e 2025. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem documental, utilizou a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2016). Foram identificados 11 Trabalhos de Conclusão de Curso que abordaram diretamente a temática, organizados em sete categorias: ‘Automação de Processos’, ‘Inclusão Digital’, ‘Comunicação Digital’, ‘Competências Digitais’, ‘Inteligência Artificial’, ‘Ferramentas Tecnológicas e ‘Gestão com TIC’. Os resultados revelaram uma ampliação do diálogo entre o Secretariado Executivo e essas tecnologias, com destaque para o ano de 2024, que concentrou 21,4% das produções analisadas. Os Trabalhos de Conclusão de Curso evidenciam o uso estratégico de ferramentas como automação robótica de processos, sistemas de gerenciamento de tarefas, plataformas em nuvem, inteligência artificial generativa e recursos de videoconferência. Além disso, foram apontadas lacunas na formação tecnológica e desafios como a exclusão digital de profissionais idosos. As análises indicam que o domínio das tecnologias da informação e comunicação reposiciona o profissional como agente estratégico e demonstram uma transição da atuação operacional para uma prática crítica, digitalmente integrada e orientada à inovação. Conclui-se que essas tecnologias não apenas modernizam rotinas, mas também redefinem competências e fortalecem a identidade profissional do Secretariado Executivo no contexto organizacional contemporâneo. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | secretariado executivo | pt_BR |
dc.subject | tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | análise de conteúdo | pt_BR |
dc.title | Secretariado executivo e as tecnologias de informação e comunicação: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6041711892913871 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigated the presence of Information and Communication Technologies in undergraduate final projects from the Executive Secretariat course at the Federal University of Pernambuco, between 2022 and 2025. The research, exploratory in nature and with a documentary approach, used the content analysis technique according to Bardin (2016). Eleven final projects that directly addressed the topic were identified and organized into seven categories: ‘Process Automation’, ‘Digital Inclusion’, ‘Digital Communication’, ‘Digital Skills’, ‘Artificial Intelligence’, ‘Technological Tools’, and ‘Management with Information and Communication Technologies’. The results revealed an expansion of the dialogue between the Executive Secretariat and these technologies, with emphasis on the year 2024, which accounted for 21,4% of the analyzed productions. The final projects highlight the strategic use of tools such as robotic process automation, task management systems, cloud platforms, generative artificial intelligence, and videoconferencing resources. Furthermore, gaps in technological training and challenges such as the digital exclusion of older professionals were identified. The analysis indicates that mastery of information and communication technologies repositions the professional as a strategic agent and demonstrates a transition from operational activity to a critical, digitally integrated, and innovation-oriented practice. It is concluded that these technologies not only modernize routines but also redefine competencies and strengthen the professional identity of the Executive Secretariat in contemporary organizational contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Luiz Felipe Silva Correia.pdf | 464,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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