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Título: O secretariado na gestão de crise de imagem: um estudo de um caso realizado com o secretário de tecnologia da informação e comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco
Autor(es): FERREIRA, Ashley Neves
SILVA, Mirela Vitória de Lima
Palavras-chave: gestão de crise de imagem; secretariado executivo; Justiça Eleitoral; tecnologia; desinformação
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: FERREIRA, Ashley Neves; SILVA, Mirela Vitória de Lima. O secretariado na gestão de crise de imagem: um estudo de um caso realizado com o secretário de tecnologia da informação e comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho analisa a percepção do Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sobre seu papel na gestão de crises de imagem da instituição. Por meio de um estudo de um caso qualitativo, com entrevista semiestruturada, foram investigadas as estratégias e competências mobilizadas em um contexto de transformação digital e aumento da desinformação. A análise revelou que as crises de imagem enfrentadas pelo órgão são, majoritariamente, fruto de campanhas para minar a credibilidade da Justiça Eleitoral. Os resultados indicaram que a gestão de crises exercida no TRE-PE, no momento de realização deste estudo, trata-se de um processo cíclico e adaptativo, focado no combate à desinformação, no uso estratégico da tecnologia, na multifuncionalidade do secretariado e no fortalecimento do capital humano. A partir do estudo, concluiu-se que o profissional de secretariado, ao mobilizar competências como comunicação e liderança, pode desempenhar um papel estratégico na mediação entre as áreas técnicas e a alta gestão, contribuindo para a resiliência organizacional e a manutenção da confiança pública.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66155
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

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