Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66150

Share on

Title: Avaliação do potencial antifúngico de derivados de fenoxi-tiossemicarbazonas e fenoxi-hidrazona-tiazóis frente a isolados clínicos de Sporothrix spp.
Authors: SOUZA, Mariana Veríssimo de
Keywords: Perfil de susceptibilidade; Sporothrix mexicana; Citotoxicidade Tiossemicarbazonas; Tiazóis
Issue Date: 30-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUZA, Mariana Veríssimo de. Avaliação do potencial antifúngico de derivados de fenoxi-tiossemicarbazonas e fenoxi-hidrazona-tiazóis frente a isolados clínicos de Sporothrix spp.. 2024. Dissertação (Mestrado em Biologia de Fungos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A esporotricose é uma infecção micótica provocada por meio da inoculação traumática de inóculos de fungos termodimórficos do gênero Sporothrix. A infecção clássica está associada à fungos presentes no solo, plantas ou matéria orgânica, porém a doença foi progressivamente concatenada à transmissão zoonótica, principalmente por meio da espécie S. brasiliensis. Os principais fármacos para o tratamento da esporotricose são o itraconazol e a anfotericina B. Embora ambos apresentem resultados eficientes na terapia da doença, eles possuem diversos efeitos adversos e toxicidade significativa. Desta forma, faz-se necessária a busca por alternativas para agregar o tratamento da esporotricose. Derivados moleculares contendo fenoxi-hidrazona- tiazóis são candidatos potenciais, uma vez que possuem ação antifúngica frente a diferentes espécies. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial antifúngico dos derivados fenoxi-hidrazona-tiazóis derivados nitrados e halogenados e seus precurssores as fenoxi-tiossemicarbazonas, frente à Sporothrix spp. Para isso, foram utilizadas cepas de Sporothrix sp. que foram armazenados na coleção de culturas da URM/UFPE, bem como no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Os táxons foram identificados a nível de espéciepelo sequenciamento parcial do gene da calmodulina e análise filogenética. Esta análise também identificou a primeira cepa clínica de Sporothrix mexicana de umdos táxons armazenados na coleção de culturas do Departamento de Dermatologia do HC/UFPE. O teste de suscetibilidade antifúngica também foi realizado de acordo com o protocolo M38-A2 do Clinical & Laboratory Standards Institute com itraconazol, anfotericina B e 10 híbridos moleculares das fenoxi-tiossemicarbazonas e fenoxi-hidrazona-tiazóis. Quanto ao perfil de suscetibilidade, 88,8% das cepas foram caracterizadas como selvagens para itraconazol e 11,1% delas foram classificadas como não selvagens para anfotericina B. Híbridos moleculares contendo tiosemicarbazonas foram capazes de inibir o crescimento fúngico. Portanto, os derivados halogenados das tiosemicarbazonas são compostos promissores para incorporação no tratamento da esporotricose devido à sua ação anti-Sporothrix.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66150
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia de Fungos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Mariana Veríssimo de Souza.pdf1,55 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons