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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66148

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Talitha Lucena de-
dc.contributor.authorSANTANA, Humberto Henrique Barros de-
dc.date.accessioned2025-09-23T15:29:44Z-
dc.date.available2025-09-23T15:29:44Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationSANTANA, Humberto Henrique Barros de. Metodologias ativas e tradicionais como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de cartografia no ensino médio: um estudo na cidade de Cumaru - PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66148-
dc.description.abstractTendo em vista a demanda, no contexto atual, pela exploração de alternativas didático- metodológicas que favoreçam a participação dos estudantes e contribuam para o aprendizado de cartografia nos anos iniciais do ensino médio, compreende-se que estratégias de aprendizagem ativa — como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudo do meio — podem estimular o engajamento e o interesse dos alunos por essa área do conhecimento, contando também com as aprendizagens tradicionais como base de forma expositiva com orientação do professor. Assume-se que, por meio disso, é possível proporcionar um aprendizado que melhor envolva o aluno no contexto escolar. Diante disso, este estudo objetiva avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia no 1o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. Para tanto, discorreu-se sobre o ensino de Geografia e Cartografia, sobre as metodologias ativas de ensino e as metodologias tradicionais. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa qualitativa, alicerçada no método histórico- dialético. Desenvolveu-se em quatro turmas do 1o ano do ensino médio, no segundo bimestre letivo de 2024. Em duas delas foram aplicadas metodologias ativas (sala de aula invertida, estudo do meio e aprendizagem baseada em problemas) e nas outras duas foram aplicadas metodologias tradicionais (aulas expositivas, resolução de atividades escritas e provas). Após isso, aplicou-se um questionário direcionado aos alunos, por meio do qual se realizou uma comparação acerca da percepção desses estudantes em relação ao trabalho desenvolvido. Os resultados indicam que as metodologias ativas podem contribuir para a promoção da aprendizagem mais efetiva da Cartografia, do protagonismo dos estudantes e do engajamento ao longo das aulas. No entanto, alguns desafios foram vivenciados na aplicação das metodologias ativas, como a falta de adaptação da carga horária escolar e as limitações relativas à infraestrutura da instituição. Acerca das metodologias tradicionais, verificou-se que o professor assume o protagonismo das aulas, dado que se torna o grande responsável pela transmissão do conhecimento. Apesar disso, na percepção dos alunos, observou- se a predileção por um ensino híbrido, entendido neste estudo como uma prática que pode combinar tanto as estratégias pedagógicas mais inovadoras quanto as tradicionais. Compreende-se, com isso, que as metodologias de ensino devem ser pensadas de maneira contextualizada, conforme a necessidade dos estudantes, dado que não é a inovação em si que promove a aprendizagem. Por fim, frisa-se que outras pesquisas precisam ser realizadas, a fim de verificar as nuances entre um ensino inovador e um ensino tradicional na educação básica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleMetodologias ativas e tradicionais como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de cartografia no ensino médio : um estudo na cidade de Cumaru - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3642906522541087pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5659441081014787pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxConsidering the current demand for exploring didactic-methodological alternatives that promote student participation and contribute to learning cartography in the early years of high school, it is understood that active learning strategies — such as flipped classroom, problem-based learning, and field studies — can stimulate students' engagement and interest in this area of knowledge. It is assumed that through these strategies, it is possible to provide learning experiences that better involve students in the school context. Therefore, this study aims to evaluate the use of active methodologies as a teaching-learning model for Cartography in the early years of high school at Escola de Referência Manoel Gonçalves de Lima, in Cumaru-PE. To this end, it discusses the teaching of Geography and Cartography, active teaching methodologies, and traditional methodologies. The research employed a qualitative approach, based on the historical- dialectical method. It was conducted in four 1st-year high school classes during the second academic quarter of 2024. In two of the classes, active methodologies (flipped classroom, field studies, and problem-based learning) were applied, while in the other two, traditional methodologies (lecture-based classes, written activities, and tests) were used. Afterward, a questionnaire was administered to the students, through which a comparison was made regarding their perceptions of the work carried out. The results indicate that active methodologies can contribute to more effective learning in Cartography, as well as to student protagonism and engagement throughout the lessons. However, some challenges were encountered in implementing active methodologies, such as the lack of adaptation in school hours and limitations related to the institution's infrastructure. Regarding traditional methodologies, it was found that the teacher assumes the central role in the classroom, being primarily responsible for knowledge transmission. Despite this, students expressed a preference for a hybrid approach to teaching, understood in this study as a practice that combines both innovative and traditional pedagogical strategies. It is understood, therefore, that teaching methodologies should be designed contextually, according to students‘ needs, since innovation alone does not guarantee learning. Finally, it is emphasized that further research is needed to examine the nuances between innovative and traditional teaching in basic education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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