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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66137
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | TRAJANO, Ingrid Romaially Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T14:13:38Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T14:13:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
dc.identifier.citation | TRAJANO, Ingrid Romaially Lucas. Geografar: um aplicativo de “games” para alfabetização cartográfica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66137 | - |
dc.description.abstract | Os jogos digitais podem apresentar diversas contribuições e potencialidades na aprendizagem dos conteúdos geográficos. Esse recurso, pode ser capaz de engajar e motivar os estudantes, tornando o ensino mais interessante e lúdico. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo central de investigar e compreender como os jogos, aliados às Tecnologias Digitais(TD), podem ser utilizados como recursos pedagógicos nas aulas de Geografia na construção de conceitos geográficos e cartográficos por meio da aprendizagem significativa. O estudo desenvolvido teve natureza básica qualitativa descritiva, estruturado a partir da abordagem de desenvolvimento, uma vez que buscou desenvolver jogos digitais e aplicação, na intenção de promover o ensino e aprendizagem de conceitos geográficos e cartográficos, como um produto da pesquisa. Tendo em vista o alcance do objetivo geral proposto para pesquisa, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Identificar o perfil dos jogadores e suas diversas categorias; Desenvolver um jogo digital interativo para a aprendizagem dos conteúdos de Geografia; Elaborar o guia de instruções e recomendações para professores de Geografia sobre a utilização do jogo digital; Analisar a potencialidade dos jogos digitais no enriquecimento e diversificação das práticas pedagógicas para a compreensão dos conceitos geográficos e cartográficos. Para alcançar os objetivos propostos do estudo, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: revisões bibliográficas para embasar a parte teórica do estudo; aplicação de um questionário para traçar o perfil dos jogadores em uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental composta por 22 alunos, para elaborar jogos adaptados ao perfil da turma; criação de seis jogos digitais sobre o tema Cartografia, com o uso da plataforma Wordwall; formulação do guia de professores, para então orientar os professores sobre como utilizar dos jogos digitais criados, em sala de aula; desenvolvimento da aplicação “Geografar” para agrupar os jogos digitais e o guia do professor criados, com o uso da plataforma Fábrica de Aplicativos; utilização dos jogos em sala de aula; aplicação de um questionário de feedback com os 22 estudantes do 6o ano, para avaliar sua experiência e identificar possíveis melhorias. Os resultados mostraram que a integração de jogos em sala de aula contribui para a apreensão de conteúdos geográficos e cartográficos da Geografia, bem como a utilização desses permitiu diminuir o desinteresse e aumentar a participação dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. O aplicativo “Geografar” e os seis jogos digitais, como recursos pedagógicos, desenvolvidos durante o presente estudo, se apresentaram como mecanismos potencializadores do ensino e aprendizagem de Geografia, devido essas TD, possibilitarem aulas dinâmicas, divertidas e atrativas, para a Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais(TD) | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de Geografia | pt_BR |
dc.title | Geografar: um aplicativo de “games” para alfabetização cartográfica. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0122702285715501 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Geografia (Rede) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Digital games can present diverse contributions and potential for learning geographic content. This resource may be able to engage and motivate students, making teaching more interesting and fun. The present work is the result of research whose central objective is to investigate and understand how games, combined with Digital Technologies (DT), can be used as pedagogical resources in Geography classes in the construction of geographic concepts through meaningful learning. The study developed had a basic qualitative descriptive nature, structured from the development approach, as it sought to develop digital games and applications, with the intention of promoting the teaching and learning of geographic and cartographic concepts, as a product of research. In view of achieving the general objective proposed for research, the following specific objectives were outlined: Identify the profile of players and their various categories; Develop an interactive digital game for learning Geography content; Prepare the instruction guide and recommendations for Geography teachers on the use of the digital game; Analyze the potential of digital games in enriching and diversifying pedagogical practices for understanding geographic and cartographic concepts. To achieve the proposed objectives of the study, the following methodological procedures were adopted: bibliographic reviews to support the theoretical part of the study; application of a questionnaire to profile the players in a 6th year class made up of 22 students, to develop games adapted to the class profile; creation of six digital games on the topic of cartography, using the Wordwall platform; preparation of the teachers' guide, to then guide teachers on how to use the digital games created in the classroom; development of the “Geografar” application to group the digital games and the teacher’s guide created, using the Fábrica de Aplicações platform; use of games in the classroom; application of a feedback questionnaire with 22 6th year students, to evaluate their experience and identify possible improvements. The results showed that the integration of games in the classroom contributes to the apprehension of geographic and cartographic content of Geography, as well as the use of these allowed to reduce lack of interest and increase student participation, making the learning process more engaging and effective. The “Geografar” application and the six digital games, as pedagogical resources, developed during the present study, presented themselves as mechanisms that enhance the teaching and learning of Geography, due to these TDs enabling dynamic, fun and attractive classes for Basic Education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
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DISSERTAÇÃO Ingrid Romaially Lucas Trajano.PDF | 5,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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