Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66122

Compartilhe esta página

Título: Influência da infiltração na estabilidade de talude em solo não saturado: estudo de caso em uma encosta no Alto da Telha - Recife (PE)
Autor(es): MOURA NETO, Antonio Bernardo de
Palavras-chave: estabilidade de taludes; fluxo subterrâneo; modelagem numérica; fator de segurança; infiltração
Data do documento: 22-Ago-2025
Citação: MOURA NETO, Antonio Bernardo de. INFLUÊNCIA DA INFILTRAÇÃO NA ESTABILIDADE DE TALUDE EM SOLO NÃO SATURADO: ESTUDO DE CASO EM UMA ENCOSTA NO ALTO DA TELHA - RECIFE (PE). 2025. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Deslizamentos de terra em áreas urbanas representam um risco significativo à segurança de comunidades vulneráveis, especialmente em cidades como Recife, onde a ocupação desordenada de encostas é comum. Dentre os fatores que influenciam a instabilidade de taludes, destaca-se a infiltração de água em solos não saturados, cuja variação ao longo do tempo pode reduzir significativamente o fator de segurança (FS) das encostas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar a estabilidade de um talude localizado na comunidade Alto da Telha, bairro de Passarinho, Zona Norte do Recife, considerando a influência da infiltração de água em solo não saturado ao longo do perfil da encosta. A análise é realizada por meio de modelagem numérica utilizando o software Slide2, através da elaboração de três cenários distintos, um com condição natural (sem infiltração), um com regime de fluxo transitório e outro com saturação progressiva do perfil. Os dados de infiltração foram obtidos a partir da realização do ensaio de anéis concêntricos na encosta analisada no Alto da Telha, Passarinho, Recife-PE. A partir da simulação dos campos de poropressão e das superfícies freáticas, foram avaliadas as variações no fator de segurança (FS) de cada cenário. Os resultados mostraram que a condição natural apresentou o maior fator de segurança, por não haver presença de fluxo subterrâneo. O cenário transiente apresentou maior capacidade de representar as interações hidromecânicas ao longo do tempo, embora, no caso específico deste estudo, a curta duração do intervalo analisado não tenha promovido variações significativas na superfície freática nem no FS. Já a saturação progressiva revelou redução do FS até a saturação completa da zona de ruptura, destacando a importância da infiltração na estabilidade de taludes urbanos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66122
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANTONIO BERNARDO DE MOURA NETO.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons