Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66095
Compartilhe esta página
Título: | pontamentos sobre a importância da transdisciplinaridade no processo de alfabetização de crianças autistas no contexto clínico: uma visão dos terapeutas. |
Autor(es): | SILVA, Diego Santos Mendes da |
Palavras-chave: | Autismo; Alfabetização; Transdisciplinaridade |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Diego Santos Mendes da. Apontamentos sobre a importância da transdisciplinaridade no processo de alfabetização de crianças autistas no contexto clínico: uma visão dos terapeutas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo levantar de maneira pontual, como os terapeutas que atuam em uma clínica transdisciplinar de Caruaru entendem a importância dessa abordagem para crianças autistas e o avanço e desenvolvimento da alfabetização nessas crianças. A pesquisa se configura em caráter qualitativo e se baseou em observações sistemáticas e aplicação de entrevistas semi-estruturadas para obter um repertório de avaliação e análise mais denso para que de maneira mais assertiva conseguisse concluir seus objetivos, a pesquisa vai se basear em cima de 4 terapeutas, cada um com seu segmento específico, e buscará observar como funciona a transdisciplinaridade e suas interferências no processo de alfabetização das crianças autistas atendidas pelo modelo adotado pela clínica que está localizada na cidade de Caruaru no estado de Pernambuco. Através dos resultados obtidos pelas observações e entrevistas notou-se um padrão de manejo com as crianças muito semelhante entre as diferentes áreas pesquisadas, além de um alinhamento teórico-prático entre os terapeutas que possibilita uma dinâmica muito padronizada e estruturada independente da área. Os resultados ainda apontam que há um controle de comportamentos inadequados e disruptivos mais acentuado quando o trabalho é articulado dessa maneira. Para além, alguns dos dados obtidos também apontam que nesse organismo complexo transdisciplinar há uma dificuldade de comunicação que o grupo entrevistado acredita ser a sua maior dificuldade dentro do modelo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66095 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Diego Santos Mendes da Silva.pdf | 326,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons