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Título : Educação Financeira no Ensino Médio : uma análise dos materiais didáticos do PNLD/2021 e das práticas pedagógicas de professores de Alagoas
Autor : NASCIMENTO, Luis Gomes do
Palabras clave : Educação Financeira Escolar; Ensino Médio; Livros Didáticos; Práticas Pedagógicas; Temas Contemporâneos Transversais e Integradores
Fecha de publicación : 20-jun-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Luis Gomes do. Educação Financeira no Ensino Médio: uma análise dos materiais didáticos do PNLD/2021 e das práticas pedagógicas de professores de Alagoas. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A Educação Financeira (EF) tem assumido papel de destaque na sociedade. Na educação, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, em 2018, a EF foi estabelecida como Tema Contemporâneo Transversal e Integrador, tornando-se obrigatória na educação básica. Esse cenário nos levou a questionar como a EF está sendo trabalhada enquanto Tema Integrador no Novo Ensino Médio. Nosso objetivo geral foi investigar como a EF está sendo trabalhada no Novo Ensino Médio, enquanto Tema Integrador, analisando como se apresenta no material didático disponibilizado pelo MEC (livro didático e livro de Projetos Integradores) e qual a percepção dos professores de Matemática. Para alcançar o objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as atividades de EF em livros didáticos e na coleção de projetos integradores adotados no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Alagoas; 2) analisar, à luz dos Ambientes de Aprendizagem (Skovsmose, 2014), as atividades com potencial para trabalhar EF presentes nos livros didáticos adotados no Ensino Médio da rede estadual de ensino de Alagoas; 3) analisar a concepção e as práticas pedagógicas dos professores de Matemática da rede estadual de Alagoas acerca da EF. Os procedimentos metodológicos utilizados foram realizados em três etapas. Na primeira, analisamos os livros didáticos da coleção de Matemática e suas tecnologias. Na segunda, analisamos os livros de Projetos Integradores, ambos aprovados pelo PNLD/MEC 2021 e adotados pelo estado de Alagoas. Quantificamos as atividades com potencial para EF presentes nos materiais didáticos. Por fim, entrevistamos cinco professores de Matemática que atuam no Ensino Médio da rede estadual de Alagoas, com o objetivo de conhecer suas concepções e práticas pedagógicas relacionadas à EF. Como resultado, encontramos 169 atividades relacionadas à EF, distribuídas de forma desigual nos seis volumes da coleção de Matemática, com grande concentração de atividades no volume de MF (60%). Nos livros de Projetos Integradores, foram encontradas 22 atividades relacionadas à EF, sendo 10 relacionadas aos conceitos de Matemática Financeira. E as entrevistas com os professores de Matemática revelaram uma concepção de EF predominantemente voltada para conceitos mercadológicos, com uma forte ligação aos conteúdos abordados em MF, baseando-se em conhecimentos oriundos de suas experiências de vida. Observamos que a EF, como TCTI, ainda que tenha trazido avanços para o ensino médio no que diz respeito à sua maior presença em livros didáticos e materiais complementares, não impactou significativamente a qualidade da abordagem sobre EF nesses materiais, especialmente no livro didático analisado, nem na concepção dos professores. Consideramos fundamental avançar na formação inicial e continuada para assegurar uma Educação Financeira Escolar crítica e reflexiva nas escolas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66094
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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