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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66075

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Adailton Laporte de-
dc.contributor.authorSANTOS, Vicent Bernardo Alves-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:29:47Z-
dc.date.available2025-09-19T13:29:47Z-
dc.date.issued2025-07-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Vicent Bernardo Alves. Visualidades rizomáticas: proposição de um modelo de análise rizomática das visualidades do Movimento literário Sertãopunk. 2025. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66075-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe a definição de um modelo de análise fundamentado na filosofia Rizomática de Gilles Deleuze e Félix Guattari, conforme apresentada em “Mil Platôs 1: Capitalismo e Esquizofrenia” (1985), com aplicação direta no mapeamento das conexões e multiplicidades semânticas e simbólicas das visualidades do movimento literário Sertãopunk. No Capítulo 1, delimita-se o problema de pesquisa, a justificativa e os objetivos da investigação. No Capítulo 2, são explorados os conceitos de Identidade, Diferença, Generalidade, Estereótipo e Rizoma, com foco na aplicação do Pensamento Rizomático ao campo do Design, investigando sua epistemologia, possibilidades discursivas e contribuições para um Design decolonial. A partir disso, estrutura-se um Método Rizomático em Design. No Capítulo 3, delineiam-se os procedimentos metodológicos adotados, desde a revisão bibliográfica até a seleção das amostras e a condução das etapas da pesquisa. O Capítulo 4 trata dos aspectos históricos, culturais e políticos da invenção imagética-discursiva do Nordeste e da heterogeneidade da Literatura nordestina, discutindo como o Sertãopunk emerge em oposição à noção homogênea de identidade, em diálogo com movimentos como Solarpunk, Afrofuturismo e Realismo Mágico. Nesse contexto, desenvolve-se o mapeamento rizomático das referências do Sertãopunk, incluindo sua conexão com o Cyberagreste e outras rupturas a-significantes. O Capítulo 5 apresenta a análise das visualidades do Sertãopunk, por meio de projetos como a Coleção Carcarás, e obras visuais de autores como Alan de Sá, G.G. Diniz, Ian Fraser e iniciativas independentes. Por fim, o Capítulo 6 sintetiza os resultados da análise rizomática, identificando nas visualidades do movimento as noções de oposição à Identidade e os traços de multiplicidade que caracterizam sua proposta estética e política.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign e Culturapt_BR
dc.subjectRizomapt_BR
dc.subjectIdentidade do Nordestept_BR
dc.titleVisualidades rizomáticas : proposição de um modelo de análise rizomática das visualidades do Movimento literário Sertãopunkpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2132383905871497pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes the definition of an analytical model grounded in the Rhizomatic philosophy of Gilles Deleuze and Félix Guattari, as presented in “A Thousand Plateaus: Capitalism and Schizophrenia” (1985), and applies this model to map the semantic and symbolic connections and multiplicities of the visualities of the Sertãopunk literary movement. Chapter 1 outlines the research problem, justification, and objectives. Chapter 2 explores the concepts of Identity, Difference, Generality, Stereotype, and Rhizome, focusing on the application of Rhizomatic Thought to the field of Design, investigating its epistemology, discursive possibilities, and contributions to a decolonial approach in Design. From this foundation, a Rhizomatic Method in Design is structured. Chapter 3 presents the methodological procedures, from the literature review to the selection of samples and the implementation of research stages. Chapter 4 addresses the historical, cultural, and political aspects of the imagetic-discursive invention of the Brazilian Northeast and the heterogeneity of Northeastern Literature, discussing how Sertãopunk emerges in opposition to homogeneous notions of identity, engaging with movements such as Solarpunk, Afrofuturism, and Magical Realism. In this context, a rhizomatic mapping of Sertãopunk references is developed, including its connection to the Cyberagreste and other a-signifying ruptures. Chapter 5 presents the analysis of Sertãopunk visualities, through projects such as the Carcarás Collection and visual works by artists like Alan de Sá, G.G. Diniz, Ian Fraser, and various independent initiatives. Finally, Chapter 6 synthesizes the results of the rhizomatic analysis, identifying notions of opposition to Identity within Sertãopunk visualities and the traits of multiplicity that characterize its aesthetic and political proposal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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