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Título : Violão percussivo no Brasil : presenças da percussão violonística na canção e no violão solo
Autor : SILVA, Leonardo José Aguiar da
Palabras clave : Violão percussivo; Percussão; Performance musical; Violão solo; Canção
Fecha de publicación : 13-dic-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Leonardo Jose Aguiar da. Violão percussivo no Brasil: presenças da percussão violonística na canção e no violão solo. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Esta pesquisa tem por objetivo compreender a presença da percussão com o violão acústico de seis cordas, no âmbito da canção e do violão solo no Brasil. São abordadas quatro perspectivas artísticas: Olga Praguer (canção folclórica), Jorge Ben Jor (canção moderna), Antônio Madureira (violão solo) e a experiência autoetnográfica do próprio pesquisador, envolvendo tanto o violão solo quanto a canção. A justificativa para a investigação reside nas lacunas observadas em pesquisas acadêmicas acerca dos contextos mencionados, bem como na necessidade de ampliar o debate sobre a percussão com o violão no âmbito da música popular brasileira. A abordagem qualitativa adotada contempla procedimentos bibliográficos, documentais e autoetnográficos, valendo-se de registros audiovisuais, áudios, partituras e convenções de escrita percussiva para violão. A análise contextual e musicológica das performances com percussão violonística, registradas em vídeo, estrutura-se a partir de uma reflexão sobre o violão percussivo enquanto experiência múltipla, abrangendo as quatro perspectivas artísticas elencadas. Os resultados indicam que a heterogeneidade dos modos de tocar violão no Brasil relaciona-se de maneira significativa à presença da percussão, contribuindo para a compreensão das tensões existentes entre discursos violonísticos e estéticos hegemônicos e os diversos lugares de performance com o violão, marcados por relações dialógicas com a pluralidade cultural do país. A percussão violonística delineia uma trajetória específica da percussão no Brasil, não se restringindo à imitação de outros instrumentos tradicionalmente considerados percussivos, mas constituindo relações dialógicas que abrem possibilidades para múltiplas abordagens percussivas com o violão, seja na canção ou no violão solo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66073
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Música

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