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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66072
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de | - |
dc.contributor.author | LIRA, Flávia Luíza de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T13:09:03Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19T13:09:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Flávia Luiza de. Letramento estatístico na educação infantil: percursos formativos com coordenadoras pedagógicas e suas repercussões. 2025. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66072 | - |
dc.description.abstract | As informações estatísticas estão presentes no cotidiano, sendo frequente sua utilização na veiculação de notícias, requerendo das pessoas habilidades para articular criticamente componentes do conhecimento e de disposição. Nesse sentido, destaca-se a importância de desenvolver habilidades de letramento estatístico desde a Educação Infantil, considerando fundamental a abordagem a partir do ciclo investigativo, por envolver as etapas de uma pesquisa. A temática deste estudo emergiu de pesquisas prévias e considerou a necessidade de ampliar para todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da rede de educação do município do Jaboatão dos Guararapes/PE, reflexões e práticas pedagógicas voltadas para o letramento estatístico, reforçando a dimensão formadora das coordenadoras pedagógicas. Essas profissionais possuem diferentes atribuições nas escolas e, nesta tese, questionamos: como coordenadores pedagógicos podem contribuir para potencializar práticas pedagógicas voltadas para o letramento estatístico na Educação Infantil? Assim, em termos gerais, buscou-se analisar como coordenadores pedagógicos de escolas de Educação Infantil podem contribuir para potencializar práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do letramento estatístico. Como objetivos específicos buscou-se: identificar formas de atuação de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes; conhecer os conhecimentos prévios de coordenadores pedagógicos sobre Educação Estatística e elementos do letramento estatístico; promover reflexões com os coordenadores sobre possibilidades pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Infantil; planejar uma proposta formativa para ser realizada, pelos coordenadores pedagógicos, junto às professoras dos CMEI, com foco no letramento estatístico; e, analisar a vivência formativa dos coordenadores pedagógicos nos CMEI. A revisão sistemática da literatura indicou ausência de estudos relacionados ao ensino de Estatística que abordem o papel formador da coordenação pedagógica atuando junto aos professores da Educação Infantil que abordam a Educação Estatística. Além disso, as publicações analisadas reforçam a importância da dimensão formativa nas funções do coordenador pedagógico. Com base nos pressupostos da pesquisa- ação, foram aplicados questionários às coordenadoras pedagógicas dos CMEI da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. Em seguida, foram realizados encontros formativos em contextos colaborativos com essas profissionais, acompanhados, posteriormente, por observações das formações desenvolvidas por elas nos CMEI. Identificou-se a importância dada pela maioria das coordenadoras aos conhecimentos prévios das crianças sobre Estatística e a relevância de introduzir esses saberes na Educação Infantil. Elas também apresentaram possuir noções de Estatística, identificando, por exemplo, informações pontuais em um gráfico e tecendo conclusões com base nos dados. Os momentos de formação com a pesquisadora proporcionaram reflexões sobre a análise crítica dos dados e a importância de considerar a curiosidade das crianças para o desenvolvimento do letramento estatístico com base no ciclo investigativo. Foi necessário o aprofundamento sobre aspectos do letramento estatístico para evidenciar questões críticas que pudessem fazer emergir os componentes disposicionais. Intensificaram-se também reflexões sobre desafios e possibilidades de atuação das coordenadoras quanto ao seu papel formativo junto aos docentes nos CMEI, considerando as inúmeras demandas que surgem no cotidiano escolar. As formações realizadas em contexto colaborativo possibilitaram um trabalho coletivo, contribuindo para a troca de conhecimentos e para consolidar aspectos relacionados à identidade formadora das coordenadoras pedagógicas, que avaliaram positivamente o percurso formativo vivenciado. Portanto, considera-se que processos formativos com estas profissionais, realizados em contexto colaborativo e com base no ciclo investigativo, repercutem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas docentes na perspectiva do letramento estatístico. Porém, visto que há uma precarização das formações para coordenadores pedagógicos, torna-se necessário investir em políticas públicas que visem formações sistemáticas para esses profissionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Letramento estatístico | pt_BR |
dc.subject | Ciclo investigativo | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Letramento estatístico na educação infantil : percursos formativos com coordenadoras pedagógicas e suas repercussões | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1185511212054707 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4514107834669536 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Statistical information is present in our daily lives, and is frequently used in news reporting, requiring from people the ability to critically articulate components of knowledge and disposition. The importance of developing statistical literacy skills from early childhood education onwards is highlighted, considering it essential to work with the investigative cycle approach, as it involves the stages of research. Pedagogical coordinators have different responsibilities in basic education schools, and this thesis considers that carrying out a training process with these professionals who work in early childhood education will have an impact on the development of teaching practices focused on statistical literacy and based on the specificities of schools. The theme of this thesis project emerged from previous studies and considered the need to expand reflections and pedagogical practices focused on statistical literacy to all Municipal Early Childhood Education Centers (CEMEI) in the education network of the municipality of Jaboatão dos Guararapes/PE, reinforcing the formative dimension of the work of pedagogical coordinators. In general terms, the aim was to analyze how pedagogical coordinators can contribute to enhancing teaching practices focused on statistical literacy in Early Childhood Education schools. In specific terms, the aim was to: identify ways in which pedagogical coordinators of Early Childhood Education in the municipal network of Jaboatão dos Guararapes work; to assess prior knowledge of pedagogical coordinators on Statistical Education and elements of statistical literacy; to promote reflections with the coordinators on pedagogical possibilities for statistical literacy in Early Childhood Education, which will result in the planning of training proposals to be carried out with teachers of CEMEI; and to analyze the training experiences of pedagogical coordinators in CEMEI, based on the plans carried out. Although the systematic review of the literature reinforced the importance of the training dimension in the functions of the pedagogical coordinator, it indicated a lack of studies related to work with Early Childhood Education teachers that addressed Statistical Education. Based on the assumptions of action research, questionnaires were applied to pedagogical coordinators of the CEMEI of the municipal network of Jaboatão dos Guararapes. Then, training meetings were held in collaborative contexts with these professionals, followed by observations of the training processes developed by them in these schools. Most of the coordinators recognized the importance of children’s prior knowledge of Statistics and emphasized the relevance of introducing this content in Early Childhood Education. They also presented notions of Statistics, identifying, for example, specific information in a graph and drawing conclusions based on the data. The training moments provided reflections on the critical analysis of data and the importance of considering the curiosity and meanings constructed by children for the development of statistical literacy based on the investigative cycle. It was necessary to delve deeper into aspects of statistical literacy to highlight critical issues that could make the dispositional components emerge. The coordinators also deepened their reflections on the challenges and possibilities of fulfilling their educational role with teachers at the CEMEI, considering the numerous demands that arise in everyday school life. Training carried out in a collaborative context enabled collective work, contributing to the exchange of knowledge and to consolidating aspects related to the identity and performance of pedagogical coordinators in a formative dimension. Therefore, formative processes with these professionals, carried out in collaborative contexts and based on the investigative cycle, contribute to the development of teaching practices oriented towards statistical literacy. However, given the precarious nature of the training opportunities available to pedagogical coordinators, it is necessary to invest in public policies that promote systematic and continuous training for these professionals. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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