Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66065

Comparte esta pagina

Título : Análise de possíveis bases epistemológicas do conceito de informação na Ciência da Informação: um recorte do GT-1 do ENANCIB (2022-2023)
Autor : SACRAMENTO, Felipe Francisco
Palabras clave : Epistemologia da Ciência da Informação; análise da produção científica brasileira no Grupo de trabalho 1 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB); Filosofia da Informação; Fundamentos de Ciência da Informação; Conceitos de informação
Fecha de publicación : 4-ago-2025
Citación : SACRAMENTO, Felipe Francisco. Análise de possíveis bases epistemológicas do conceito de informação na Ciência da Informação: um recorte no GT-1 do ENANCIB (2022-2023). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Investiga o conceito de informação à luz de aspectos epistemológicos. Objetiva identificar as perspectivas epistemológicas sobre o conceito de Informação discutidas no GT 1 do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. Especificamente, a) identificar as principais bases do campo da epistemologia para análise do conceito de informação; b) elaborar categorias teóricas para análise das principais bases epistemológicas identificadas; c) propor uma correlação de bases epistemológicas aos conceitos de informação discutidos no GT-1 do evento em 2022 e 2023; d) mostrar os pontos convergentes e divergentes teoricamente e entre as categorias identificadas. Metodologicamente, divide-se em quatro etapas: a) coleta de dados: coleta dos artigos no GT1 do ENANCIB entre os anos de 2003 a 2023 (401 produções); b) Organização da informação: construção de uma planilha eletrônica com informações sobre as obras: autor, título, link de acesso ao trabalho completo; c) análise de dados: construção de gráficos de autoria e produção por evento ao longo do tempo; d) análise de conteúdo: elaboração das categorias com base no referencial teórico visando aspectos epistemológicos. Foi possível identificar e analisar os autores mais produtivos no evento ao longo de 20 anos (2003-2023), entre eles, destacam-se Edivânio Souza (n=23), Gustavo Saldanha (23), Maria Nélida (15) e Isa Freire (14). As bases epistemológicas correlacionadas ao conceito de informação são seis categorias, sendo elas: teoria crítica (n=11); subjetivismo (7); realismo (5); empirismo (5); idealismo (2); ceticismo (1). Conclui-se percebendo a possibilidade de organização conceitual da informação, bem como os céus também foram um caos, a informação encontra-se em cenário semelhante. Explicita a importância de especificar a informação que se utiliza a fim de precisá-la conceitualmente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66065
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Felipe Francisco Sacramento.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-08-04
1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons