Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66064

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorARAUJO, Viviane Maria Soares de-
dc.date.accessioned2025-09-19T12:42:44Z-
dc.date.available2025-09-19T12:42:44Z-
dc.date.issued2025-08-14-
dc.date.submitted2025-09-06-
dc.identifier.citationARAÚJO, Viviane Maria Soares de. Desafios no ensino da equação do 1º grau: uma abordagem a partir da resolução de problemas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66064-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas por alunos do 8º ano do ensino fundamental na resolução de equações do 1º grau, investigando como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o ensino dessa temática. A abordagem adotada foi de natureza qualitativa, com enfoque descritivo, tendo como sujeitos 30 estudantes, do 8º ano, de uma escola pública no Agreste Pernambucano. A produção de dados foi realizada por meio da aplicação de uma atividade diagnóstica composta por questões contextualizadas, exigindo a formulação e resolução de equações simples. Utilizamos os seguintes referenciais teóricos para subsidiar nossa pesquisa: Freitas (2002), Booth (1995), Polya (2006), entre outros como referencial teórico. A análise das respostas revelou dificuldades significativas relacionadas à interpretação dos enunciados, à transposição de termos e ao uso mecânico de regras sem compreensão conceitual. Muitos alunos demonstraram insegurança ao identificar a estrutura algébrica das situações-problema, recorrendo a estratégias aritméticas ou incorretas. Foram classificados os erros em três categorias principais: operatórios, conceituais e de interpretação. A prática investigativa indicou que a incorporação de problemas contextualizados no ensino de equações pode promover maior engajamento e facilitar a aprendizagem. Assim, conclui-se que a resolução de problemas é uma metodologia que pode contribuir positivamente para o ensino da álgebra, tornando o processo mais significativo e conectado à realidade dos alunospt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEquação do 1º graupt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleDesafios no ensino da equação do 1º grau: uma abordagem a partir da resolução de problemas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4410058212548095pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe overall objective of this research was to analyze the difficulties eighth-grade students face in solving first-degree equations, investigating how problem-solving methodology can contribute to teaching this topic. The approach adopted was qualitative, with a descriptive focus, and included 30 eighth-grade students from a public school in the Pernambuco Agreste region. Data collection was conducted through a diagnostic activity consisting of contextualized questions requiring the formulation and resolution of simple equations. We used the following theoretical frameworks to support our research: Freitas (2002), Booth (1995), Polya (2006), among others. Analysis of the responses revealed significant difficulties related to the interpretation of statements, the transposition of terms, and the mechanical use of rules without conceptual understanding. Many students demonstrated insecurity in identifying the algebraic structure of problem situations, resorting to arithmetic or incorrect strategies. Errors were classified into three main categories: operational, conceptual, and interpretation. Research indicated that incorporating contextualized problems into the teaching of equations can promote greater engagement and facilitate learning. Thus, we conclude that problem-solving is a methodology that can positively contribute to the teaching of algebra, making the process more meaningful and connected to the students' realities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC VIVIANE MARIA SOARES DE ARAÚJO.pdf500,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons