Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66046

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Inês Girlene dos Santos-
dc.contributor.authorSANTOS JUNIOR, Natanael Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-09-18T11:00:14Z-
dc.date.available2025-09-18T11:00:14Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationSantos Junior, Natanael Ferreira dos. A música como ferramenta didática no ensino de química: relacionando diversão e aprendizado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66046-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições na aprendizagem de conceitos químicos da educação básica com o uso de paródias musicais. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa quanto à natureza, exploratória quanto aos objetivos e intervencionista quanto ao método. Foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola de referência da rede pública de Pernambuco, localizada no município de Altinho, tendo como participantes dezesseis estudantes. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, dois questionários. O primeiro como teste diagnóstico para identificar os conteúdos de química que os estudantes apresentavam maior dificuldade, o segundo questionário para identificar as perspectivas dos alunos sobre o uso da paródia musical como ferramenta didática e as paródias elaboradas pelos estudantes. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, pôde-se identificar alguns conteúdos nos quais os alunos consideravam ter dificuldades, dentre eles, estequiometria, o qual foi utilizado para construção das paródias musicais. Além disso, foi observada uma grande aceitação, por parte dos alunos pelo, do uso da paródia como atividade lúdica em sala de aula. Na concepção dos alunos, elaborar as paródias os auxiliou na compreensão dos conceitos químicos e em seu processo de aprendizagem. Ademais, no que se refere ao desenvolvimento os estudantes relataram a criação de estímulos, o incentivo da criatividade e do senso crítico dando dinamicidade a todo processo. Por fim, do ponto de vista relacional foi pontuado a ocorrência do trabalho em equipe e o provimento de um estreitamento das relações, inserindo aspectos afetivos no processo de ensino aprendizagem, que antes não eram contemplados. A abordagem, portanto, se mostrou uma ferramenta de amplo uso a ser usada no ensino de química.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectAspectos afetivospt_BR
dc.titleA música como ferramenta didática no ensino de química: relacionando diversão e aprendizado.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4743269114215991pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the contributions of musical parodies to the learning of basic chemical concepts. This research is qualitative in nature, exploratory in its objectives, and interventionist in its method. It was developed in a second-year high school class at a public reference school in Pernambuco, located in the municipality of Altinho, with sixteen students as participants. Two questionnaires were used as data collection instruments. The first was a diagnostic test to identify the chemistry topics that students found most difficult, and the second was to identify the students' perspectives on the use of musical parody as a didactic tool, as well as the parodies created by the students themselves. For data analysis, Bardin's content analysis was used.Based on the results, it was possible to identify some topics where students reported difficulties, among them, stoichiometry, which was used for the creation of the musical parodies. Furthermore, a great acceptance by the students for the use of parody as a playful classroom activity was observed. In the students' view, creating parodies helped them understand chemical concepts and their learning process. In addition, regarding their development, students reported the creation of stimuli, the encouragement of creativity and critical thinking, which made the whole process dynamic. Finally, from a relational point of view, the occurrence of teamwork and the provision of closer relationships were highlighted, adding affective aspects to the teaching-learning process that were not previously contemplated. The approach, therefore, proved to be a versatile tool to be used in chemistry teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natanael Junior.pdf877,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons