Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Mayara Vitória Ribeiro do | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T21:47:52Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T21:47:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-15 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, Mayara Vitoria Ribeiro do. Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: Uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66040 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui um tema de grande relevância para a efetivação da educação inclusiva no Brasil. O objetivo deste artigo é analisar como as orientações políticas nacionais e a norma da rede municipal de Recife-PE se articulam para guiar o processo avaliativo deste público específico. Com essa finalidade, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, por meio de análise documental das principais diretrizes — como a Proposta Curricular nacional para a EJA, as Diretrizes Operacionais para a EJA e a Política Nacional de Educação Especial — e sua relação com a política local. Os resultados revelam que, embora haja uma forte convergência conceitual entre as esferas federal e municipal em torno de uma avaliação processual e formativa, existe uma lacuna significativa no que diz respeito às orientações procedimentais e instrumentos práticos. Conclui-se que a articulação normativa aponta para um ideal inclusivo, mas sua fragilidade na oferta de suporte prático delega ao professor a complexa tarefa de traduzir princípios teóricos em ações pedagógicas concretas, evidenciando uma distância entre a política educacional prescrita e as necessidades da prática docente. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Recife-PE | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência na EJA: uma análise das orientações políticas nacionais e municipais da cidade do Recife-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2140987618740133 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4753201283196524 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Assessing the learning of students with disabilities in Youth and Adult Education (EJA) is a highly relevant topic for the implementation of inclusive education in Brazil. This article aims to analyze how national policy guidelines and the municipal regulations of Recife, Pernambuco, Brazil, interact to guide the assessment process for this specific population. To this end, a qualitative, descriptive study was conducted through documentary analysis of the main guidelines—such as the National Curricular Proposal for EJA, the Operational Guidelines for EJA, and the National Policy on Special Education—and their relationship with local policy. The results reveal that, although there is strong conceptual convergence between the federal and municipal spheres regarding procedural and formative assessment, there is a significant gap in procedural guidelines and practical instruments. It is concluded that the normative articulation points to an inclusive ideal, but its fragility in offering practical support delegates to the teacher the complex task of translating theoretical principles into concrete pedagogical actions, evidencing a distance between the prescribed policy education and the needs of teaching practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2994-3921 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Mayara_Vitoria_Ribeiro_do_Nascimento_deposito_assinado (1).pdf | 264,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons