Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66027

Compartilhe esta página

Título: Práticas multiletradas na educação infantil : produção de narrativas digitais a partir de uma sequência didática
Autor(es): AMORIM, Livia de Miranda
Palavras-chave: Prática Multiletrada; Educação Infantil; Tecnologias Digitais; Narrativas Digitais; Sequência Didática
Data do documento: 2-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AMORIM, Lívia de Miranda. Práticas multiletradas na educação infantil: produção de narrativas digitais a partir de uma sequência didática. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ligada à Linha de Pesquisa Ensino, Escola e Linguagens do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da Universidade Federal de Pernambuco, esta investigação analisa como o processo de produção de narrativas digitais construídas com a participação de crianças pode contribuir no fazer docente da Educação Infantil em relação às práticas multiletradas, levando em conta a proposição de uma Sequência Didática. Trata-se de uma pesquisa-ação que aconteceu em uma Unidade Educacional de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino do Recife/PE. No decorrer do percurso metodológico foram utilizados como instrumentos para coleta de dados: questionários, entrevista semiestruturada e observação. Em função de seu caráter propositivo a pesquisa foi desenvolvida a partir do seguinte movimento: encontros formativos - oficina formativa desenvolvida em parceria com a Unidade de Tecnologia de Educação e Cidadania (UTEC), destinada aos docentes da Unidade Educacional e encontros formativos com a professora colaboradora da pesquisa, para momentos de estudos reflexivos que subsidiaram a construção do produto educacional; uma Sequência Didática com o tema: Narrativas Digitais na Educação Infantil. Tal Sequência é uma modalidade organizativa estruturada com intencionalidade pedagógica e elaborada com base em vivências construídas de forma colaborativa e experienciada por crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos, integrantes do Grupo V. Todo o processo proposto resultou na produção de Narrativas Digitais, com o uso da ferramenta digital Adobe Express Animation. Considerando a aplicabilidade com o referido grupo, destacamos que a proposta se configurou em um dispositivo potente, contribuindo no desenvolvimento da oralidade, na ampliação de repertórios, na exploração da imaginação e da criação na Educação Infantil. Promoveu novas estratégias de ensinar e aprender, despertando a criticidade, a curiosidade e a formação de sujeitos conscientes e coparticipativos. Os resultados da pesquisa também apontaram que a realidade atual no âmbito educacional exige uma ampliação das discussões, estudos e de políticas públicas de formação e de qualificação dos docentes quanto ao uso das TDIC nas práticas educativas da referida etapa educacional. A Sequência Didática, desenvolvida enquanto produto educacional, está disponível em https://narrativasdigitais.my.canva.site/narrativasdigitais e no Repositório ATTENA (UFPE) em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59447.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66027
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Livia de Miranda Amorim.pdf7,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons