Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66010

Comparte esta pagina

Título: O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos: uma revisão de literatura nacional e internacional.
Autor(es): PAIVA, Lucas Henrique Siqueira
Palavras-chave: Inclusão; Estudantes Surdos; Educação Matemática Inclusiva; Ensino e Aprendizagem
Data do documento: 10-Set-2025
Citação: PAIVA, Lucas Henrique Siqueira. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos: uma revisão de literatura nacional e internacional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as orientações e indicações quanto ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos a partir de anais de eventos relacionados a Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa possui caráter qualitativo e bibliográfico, baseado na análise de 26 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais ENEM, ENEMI, CIEM e CINTEDI. Os trabalhos selecionados foram analisados levando em consideração três categorias, sendo elas: os aspectos metodológicos relatados nas práticas de ensino, os recursos didáticos mobilizados nos contextos educativos e as tendências ou direcionamentos observados nas propostas voltadas à aprendizagem de Matemática por estudantes surdos. Os resultados revelam que as abordagens pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem de matemática para estudantes surdos estão integrando a Libras, enfatizando a visualidade e a implementação de metologias e recursos didáticos que favorece a participação ativa dos estudantes. Verificou-se também a eficácia de materiais manipuláveis e jogos como dominó, xadrez, videoaulas em libras que ajudam a compreender melhor os conteúdos, relacionando-os às experiências dos alunos. Entre as metodologias, destaca-se o ensino bilíngue, a colaboração entre professores, surdos e ouvintes, além da utilização da etnomatemática. As pesquisas mostram uma tendência em reconhecer a surdez como uma experiência cultural e linguística, o que exige um ensino mais inclusivo. Dessa forma, o ensino de matemática vem se transformando, valorizando a diversidade e mostrando a necessidade de formação docente. A inclusão, nesse contexto, deixa de ser apenas um complemento e passar a ser fundamental para garantir igualdade e qualidade na aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66010
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Lucas Henrique Siqueira Paiva.pdf441,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons