Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995
Compartilhe esta página
Título: | O uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor. |
Autor(es): | SILVA, Joao Paulo |
Palavras-chave: | Perfil Conceitual; Calor; Argumentação; Ensino de Química |
Data do documento: | 21-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, João Paulo. O uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | O trabalho analisou de que modo atividades argumentativas estruturadas contribuem para a mobilização de zonas do perfil conceitual de calor em estudantes de Licenciatura em Química da UFPE. Adotou abordagem qualitativa, com aplicação inicial de formulário para mapear concepções prévias e, em seguida, dois momentos de debate crítico-reflexivo: um centrado em trechos de um filme “Flich” e outro em estudo de caso sobre crise na lavoura de café. As interações foram examinadas segundo a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta) e os monitoramentos metacognitivos (mantenedor, elaborador e reconstrutor), permitindo observar como os discentes elaboram e revisitam suas ideias sobre calor após o processo argumentativo. Os resultados mostraram que inicialmente predomina a zona substancialista, seguido pelas zonas realista e empírica, e após o engajamento em discussões dialéticas ampliou a consciência sobre as diferentes formas de compreender calor, favoreceu conexões cognitivas e, em muitos casos, promoveu a integração de elementos de zonas distintas em direção a uma compreensão científica mais ampla. Conclui que a argumentação dialógica não apenas evidencia uma diversidade de interpretações conceitual em sala de aula, mas também fortalece a aprendizagem ativa, contribuindo para que professores planejem intervenções pedagógicas que valorizem interpretações diversas e estimulem a construção de perfis conceituais de maneira mais rica e reflexiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOÃO PAULO SILVA.pdf | 589,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons