Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Joao Paulo-
dc.date.accessioned2025-09-17T11:33:32Z-
dc.date.available2025-09-17T11:33:32Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-09-16-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo. O uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor. 2025. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65995-
dc.description.abstractO trabalho analisou de que modo atividades argumentativas estruturadas contribuem para a mobilização de zonas do perfil conceitual de calor em estudantes de Licenciatura em Química da UFPE. Adotou abordagem qualitativa, com aplicação inicial de formulário para mapear concepções prévias e, em seguida, dois momentos de debate crítico-reflexivo: um centrado em trechos de um filme “Flich” e outro em estudo de caso sobre crise na lavoura de café. As interações foram examinadas segundo a tríade argumentativa (argumento, contra-argumento e resposta) e os monitoramentos metacognitivos (mantenedor, elaborador e reconstrutor), permitindo observar como os discentes elaboram e revisitam suas ideias sobre calor após o processo argumentativo. Os resultados mostraram que inicialmente predomina a zona substancialista, seguido pelas zonas realista e empírica, e após o engajamento em discussões dialéticas ampliou a consciência sobre as diferentes formas de compreender calor, favoreceu conexões cognitivas e, em muitos casos, promoveu a integração de elementos de zonas distintas em direção a uma compreensão científica mais ampla. Conclui que a argumentação dialógica não apenas evidencia uma diversidade de interpretações conceitual em sala de aula, mas também fortalece a aprendizagem ativa, contribuindo para que professores planejem intervenções pedagógicas que valorizem interpretações diversas e estimulem a construção de perfis conceituais de maneira mais rica e reflexiva.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPerfil Conceitualpt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleO uso de uma estratégia potencialmente argumentativa para reflexão a partir do perfil conceitual de calor.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4609070233347657pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThe study analyzed how structured argumentative activities contribute to the mobilization of zones of the conceptual profile of heat among Chemistry undergraduate students at UFPE. A qualitative approach was adopted, beginning with a questionnaire to map students’ prior conceptions, followed by two moments of critical-reflective debate: one based on excerpts from the film Flich, and the other on a case study about a coffee plantation crisis. The interactions were examined using the argumentative triad (argument, counter-argument, and response) and metacognitive monitoring (maintainer, elaborator, and reconstructor), allowing the observation of how students develop and revisit their ideas about heat after the argumentative process. The results showed that the substantialist zone initially prevailed, followed by the realist and empirical zones. After engaging in dialogical discussions, students expanded their awareness of the different ways of understanding heat, fostered cognitive connections, and, in many cases, integrated elements from distinct zones toward a broader scientific understanding. It is concluded that dialogical argumentation not only reveals a diversity of conceptual interpretations in the classroom but also strengthens active learning, helping teachers plan pedagogical interventions that value diverse interpretations and stimulate the construction of conceptual profiles in a richer and more reflective manner.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOÃO PAULO SILVA.pdf589,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons