Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993
Comparte esta pagina
Título : | Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. |
Autor : | Souza, Gabriel Ascendino de |
Palabras clave : | Ensino de química; Jogos didáticos; Tabela periódica |
Fecha de publicación : | 12-ago-2025 |
Citación : | Souza, Gabriel Ascendino de. Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | O ensino de Química, frequentemente centrado na memorização de dados e na repetição de fórmulas, ainda favorece uma postura passiva por parte dos alunos, especialmente diante de conteúdos com forte carga factual e procedimental, como a Tabela Periódica. Essa abordagem tradicional tende a afastar os estudantes do real significado das informações e de sua aplicabilidade no cotidiano. Diante disso, torna-se necessário repensar as práticas pedagógicas, buscando estratégias que promovam o engajamento, a compreensão e a aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias é a inserção de jogos didáticos como ferramentas mediadoras do conhecimento. Com base nessa perspectiva, este trabalho propôs a criação e aplicação do jogo ‘TruQuímic’, um baralho educativo inspirado na dinâmica do ‘Super Trunfo’, com o objetivo de tornar o ensino da Tabela Periódica mais interativo e acessível. O jogo foi estruturado a partir de três etapas: diagnóstico do conhecimento prévio por meio de questionários, aula expositiva dialógica e aplicação do jogo, seguida de avaliação final. Cada carta do baralho representa um elemento químico e apresenta dados como densidade, ponto de fusão, distribuição eletrônica, massa atômica e abundância no corpo humano, permitindo a comparação entre elementos e incentivando o uso do raciocínio lógico e da argumentação. A análise dos resultados demonstrou que o ‘TruQuímic’ promoveu uma experiência de aprendizado mais ativa e colaborativa, despertando o interesse dos alunos e favorecendo a fixação de conceitos fundamentais da Química. Além disso, sua estrutura permite adaptações a diferentes turmas e contextos, ampliando seu potencial de uso. Assim, o jogo se mostra como uma alternativa viável para transformar a sala de aula em um espaço mais dinâmico, inclusivo e eficaz na construção do conhecimento. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gabriel Ascendino de Souza (1).pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons