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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Gabriel Ascendino de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-16T21:47:33Z | - |
dc.date.available | 2025-09-16T21:47:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-06 | - |
dc.identifier.citation | Souza, Gabriel Ascendino de. Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química, frequentemente centrado na memorização de dados e na repetição de fórmulas, ainda favorece uma postura passiva por parte dos alunos, especialmente diante de conteúdos com forte carga factual e procedimental, como a Tabela Periódica. Essa abordagem tradicional tende a afastar os estudantes do real significado das informações e de sua aplicabilidade no cotidiano. Diante disso, torna-se necessário repensar as práticas pedagógicas, buscando estratégias que promovam o engajamento, a compreensão e a aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias é a inserção de jogos didáticos como ferramentas mediadoras do conhecimento. Com base nessa perspectiva, este trabalho propôs a criação e aplicação do jogo ‘TruQuímic’, um baralho educativo inspirado na dinâmica do ‘Super Trunfo’, com o objetivo de tornar o ensino da Tabela Periódica mais interativo e acessível. O jogo foi estruturado a partir de três etapas: diagnóstico do conhecimento prévio por meio de questionários, aula expositiva dialógica e aplicação do jogo, seguida de avaliação final. Cada carta do baralho representa um elemento químico e apresenta dados como densidade, ponto de fusão, distribuição eletrônica, massa atômica e abundância no corpo humano, permitindo a comparação entre elementos e incentivando o uso do raciocínio lógico e da argumentação. A análise dos resultados demonstrou que o ‘TruQuímic’ promoveu uma experiência de aprendizado mais ativa e colaborativa, despertando o interesse dos alunos e favorecendo a fixação de conceitos fundamentais da Química. Além disso, sua estrutura permite adaptações a diferentes turmas e contextos, ampliando seu potencial de uso. Assim, o jogo se mostra como uma alternativa viável para transformar a sala de aula em um espaço mais dinâmico, inclusivo e eficaz na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Tabela periódica | pt_BR |
dc.title | Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Gabriel Ascendino de Souza (1).pdf | 5,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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