Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSouza, Gabriel Ascendino de-
dc.date.accessioned2025-09-16T21:47:33Z-
dc.date.available2025-09-16T21:47:33Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-06-
dc.identifier.citationSouza, Gabriel Ascendino de. Explorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65993-
dc.description.abstractO ensino de Química, frequentemente centrado na memorização de dados e na repetição de fórmulas, ainda favorece uma postura passiva por parte dos alunos, especialmente diante de conteúdos com forte carga factual e procedimental, como a Tabela Periódica. Essa abordagem tradicional tende a afastar os estudantes do real significado das informações e de sua aplicabilidade no cotidiano. Diante disso, torna-se necessário repensar as práticas pedagógicas, buscando estratégias que promovam o engajamento, a compreensão e a aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias é a inserção de jogos didáticos como ferramentas mediadoras do conhecimento. Com base nessa perspectiva, este trabalho propôs a criação e aplicação do jogo ‘TruQuímic’, um baralho educativo inspirado na dinâmica do ‘Super Trunfo’, com o objetivo de tornar o ensino da Tabela Periódica mais interativo e acessível. O jogo foi estruturado a partir de três etapas: diagnóstico do conhecimento prévio por meio de questionários, aula expositiva dialógica e aplicação do jogo, seguida de avaliação final. Cada carta do baralho representa um elemento químico e apresenta dados como densidade, ponto de fusão, distribuição eletrônica, massa atômica e abundância no corpo humano, permitindo a comparação entre elementos e incentivando o uso do raciocínio lógico e da argumentação. A análise dos resultados demonstrou que o ‘TruQuímic’ promoveu uma experiência de aprendizado mais ativa e colaborativa, despertando o interesse dos alunos e favorecendo a fixação de conceitos fundamentais da Química. Além disso, sua estrutura permite adaptações a diferentes turmas e contextos, ampliando seu potencial de uso. Assim, o jogo se mostra como uma alternativa viável para transformar a sala de aula em um espaço mais dinâmico, inclusivo e eficaz na construção do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.titleExplorando a tabela periódica: uma análise de jogos didáticos como ferramenta de aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriel Ascendino de Souza (1).pdf5,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons