Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65957

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, José Warlyson Santos do-
dc.date.accessioned2025-09-16T12:28:44Z-
dc.date.available2025-09-16T12:28:44Z-
dc.date.issued2025-08-09-
dc.date.submitted2025-09-12-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Warlyson. Situações de Área na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: uma análise conceitual. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65957-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga as situações relativas ao conceito de área priorizadas nas provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nível 2, no intervalo de 2015 a 2024. O estudo se baseia na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, que considera o conhecimento como mobilização coordenada de situações, invariantes operatórios e representações simbólicas, assim como nos quadros geométrico, numérico e de grandezas propostos por Douady e Perrin‑Glorian para o conceito de área. Adotou‑se a metodologia qualitativa, de caráter descritivo‑documental: 15 questões foram coletadas no banco oficial da OBMEP, categorizadas segundo as classes de situações de Ferreira (2010) e organizadas em quatro blocos (medida exata com unidade convencional; medida exata com unidade não convencional; comparação estática sem unidade; mudança de unidade). Em seguida, analisou-se os quadros de representação acionados e, por fim, cada questão foi analisada à luz da TCC, evidenciando os elementos da teoria em cada questão. Os resultados revelam predominância de problemas que tratam a área como medida exata em unidades convencionais, embora haja exemplos que estimulam comparações, conversões de unidades e uso de unidades não convencionais, ampliando a compreensão conceitual. Observou-se que muitas questões transitam por dois ou três quadros, exigindo do aluno a articulação de diferentes registros e conhecimentos prévios, o que favorece o desenvolvimento de competências matemáticas ligadas à área. Conclui‑se que as provas da OBMEP, além de instrumento avaliativo, servem de recurso didático rico para o ensino de área, pois oferecem situações variadas que podem ser exploradas em sala de aula sob a perspectiva da TCC.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.subjectEnsino de Áreapt_BR
dc.titleSituações de Área na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: uma análise conceitual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the situations related to the concept of area that are prioritized in the first-phase exams of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP), level 2, from 2015 to 2024. The research is grounded in Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields (TCF), which views knowledge as the coordinated mobilization of situations, operative invariants, and symbolic representations. It also draws on the geometric, numerical, and measurement frames proposed by Douady and Perrin-Glorian for the concept of area. A qualitative methodology with a descriptive-documentary approach was adopted: 15 questions were collected from OBMEP's official question bank, categorized according to the classes of situations proposed by Ferreira (2010), and organized into four blocks (exact measurement with conventional units; exact measurement with non-conventional units; static comparison without units; unit conversion). Subsequently, the representation frames activated in each question were analyzed, and finally, each one was examined through the lens of TCF, highlighting the theoretical elements within. The results reveal a predominance of problems that treat area as an exact measurement in conventional units, although there are examples that encourage comparisons, unit conversions, and the use of non-conventional units, enhancing conceptual understanding. It was observed that many questions involve two or even all three frames, requiring students to articulate different forms of representation and prior knowledge, which supports the development of mathematical competencies related to area. It is concluded that OBMEP exams, beyond their evaluative function, serve as a rich didactic resource for teaching area, offering varied situations that can be explored in the classroom through the lens of the Theory of Conceptual Fields.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Warlyson Santos do Nascimento.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons