Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65944

Compartilhe esta página

Título: Situando a licenciatura em pedagogia nos processos de interiorização da UFPE: uma leitura a partir da sociologia da educação.
Autor(es): ALBINO, Joyce Tereza Campos
Palavras-chave: Interiorização universitária; Licenciatura em Pedagogia; Teoria da reprodução social e cultural; Teoria da ação reflexiva dos sujeitos
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: ALBINO, Joyce Tereza Campos. Situando a licenciatura em pedagogia nos processos de interiorização da UFPE: uma leitura a partir da sociologia da educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho busca compreender, sob uma perspectiva sociológica, os impactos da interiorização da Licenciatura em Pedagogia da UFPE no Agreste pernambucano. A partir dos aportes teóricos de Pierre Bourdieu, entende-se que, embora a universidade se apresente como espaço de democratização, ela não se desvincula das lógicas de reprodução social. O conceito de habitus permite compreender como os estudantes carregam marcas de seus contextos sociais, impactando suas trajetórias acadêmicas, potencializando ou dificultando seus processos formativos. O capital cultural, social e simbólico de cada sujeito influencia diretamente suas possibilidades de permanência e sucesso. Contudo, dialogando com Anthony Giddens e sua Teoria da Estruturação, compreende-se que as estruturas não são determinantes absolutos. Os sujeitos são agentes reflexivos, capazes de ressignificar e transformar seus contextos. Nesse sentido, a interiorização universitária configura-se como um fenômeno paradoxal: amplia o acesso e favorece a mobilidade social, mas também carrega práticas excludentes e violências simbólicas, frequentemente veladas por discursos meritocráticos. Portanto, para analisar essas questões, foi realizada uma pesquisa com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPE/CAA, do sétimo período em diante, visando coletar dados sobre suas experiências acadêmicas. Parte-se do pressuposto que esses alunos não são apenas produtos das estruturas, mas também produtores de novas realidades, construindo percursos muitas vezes contra hegemônicos. Essa abordagem metodológica permite compreender o curso não apenas como espaço de formação profissional, mas como campo social dinâmico, marcado por disputas simbólicas, transformações e resistências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65944
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOYCE TEREZA CAMPOS ALBINO.pdf833,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons