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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65944
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Nélio Vieira de Melo | - |
dc.contributor.author | ALBINO, Joyce Tereza Campos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T20:57:10Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T20:57:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-12 | - |
dc.identifier.citation | ALBINO, Joyce Tereza Campos. Situando a licenciatura em pedagogia nos processos de interiorização da UFPE: uma leitura a partir da sociologia da educação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65944 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca compreender, sob uma perspectiva sociológica, os impactos da interiorização da Licenciatura em Pedagogia da UFPE no Agreste pernambucano. A partir dos aportes teóricos de Pierre Bourdieu, entende-se que, embora a universidade se apresente como espaço de democratização, ela não se desvincula das lógicas de reprodução social. O conceito de habitus permite compreender como os estudantes carregam marcas de seus contextos sociais, impactando suas trajetórias acadêmicas, potencializando ou dificultando seus processos formativos. O capital cultural, social e simbólico de cada sujeito influencia diretamente suas possibilidades de permanência e sucesso. Contudo, dialogando com Anthony Giddens e sua Teoria da Estruturação, compreende-se que as estruturas não são determinantes absolutos. Os sujeitos são agentes reflexivos, capazes de ressignificar e transformar seus contextos. Nesse sentido, a interiorização universitária configura-se como um fenômeno paradoxal: amplia o acesso e favorece a mobilidade social, mas também carrega práticas excludentes e violências simbólicas, frequentemente veladas por discursos meritocráticos. Portanto, para analisar essas questões, foi realizada uma pesquisa com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPE/CAA, do sétimo período em diante, visando coletar dados sobre suas experiências acadêmicas. Parte-se do pressuposto que esses alunos não são apenas produtos das estruturas, mas também produtores de novas realidades, construindo percursos muitas vezes contra hegemônicos. Essa abordagem metodológica permite compreender o curso não apenas como espaço de formação profissional, mas como campo social dinâmico, marcado por disputas simbólicas, transformações e resistências. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Interiorização universitária | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Teoria da reprodução social e cultural | pt_BR |
dc.subject | Teoria da ação reflexiva dos sujeitos | pt_BR |
dc.title | Situando a licenciatura em pedagogia nos processos de interiorização da UFPE: uma leitura a partir da sociologia da educação. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1913712056214585 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study seeks to understand, from a sociological perspective, the impacts of the expansion of the Pedagogy degree program at UFPE into the Agreste region of Pernambuco. Drawing on the theoretical contributions of Pierre Bourdieu, it is understood that although the university presents itself as a space for democratization, it does not detach itself from the logics of social reproduction. The concept of habitus makes it possible to comprehend how students carry the marks of their social contexts, which affect their academic trajectories, either facilitating or hindering their educational processes. Cultural, social, and symbolic capital directly influence each individual’s possibilities for persistence and success. However, in dialogue with Anthony Giddens and his Structuration Theory, it is acknowledged that structures are not absolute determinants. Subjects are reflexive agents, capable of reinterpreting and transforming their contexts. In this sense, university expansion to the interior is configured as a paradoxical phenomenon: it broadens access and fosters social mobility, yet also carries exclusionary practices and symbolic violence, often veiled by meritocratic discourses. To analyze these issues, a study was conducted with Pedagogy students at UFPE/CAA, from the seventh semester onwards, aiming to collect data on their academic experiences. The assumption is that these students are not merely products of structures but also producers of new realities, often building counter-hegemonic trajectories. This methodological approach allows the course to be understood not only as a space for professional training but also as a dynamic social field, marked by symbolic disputes, transformations, and resistances. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0002-4978-0610 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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