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Título: Senso de coerência, letramento em saúde e estado nutricional de adolescentes do ensino médio de uma microárea de Recife-PE
Autor(es): OLIVEIRA, Wanessa Celerino de
Palavras-chave: Estado nutricional; Senso de coerência; Letramento em saúde; Adolescente; Adolescência; Fatores de proteção
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Wanessa Celerino de. Senso de coerência, letramento em saúde e estado nutricional de adolescentes do ensino médio de uma microárea de Recife-PE. 2024. Dissertação (Mestrado ou em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As abordagens psicossociais têm sido aplicadas na compreensão do processo de saúde-doença, como o senso de coerência (SOC), que é um dos constructos da Teoria Salutogênica de Antonovsky. Entre os elementos que envolvem o entendimento dos adolescentes, o letramento em saúde (LS) demanda que as pessoas possuam conhecimento, motivação e competências. Este estudo transversal de abordagem quantitativa foi desenvolvido em maio e junho de 2024 na Cidade do Recife e teve como objetivo principal verificar a associação entre o senso de coerência, letramento em saúde e o estado nutricional de adolescentes do ensino médio. A coleta foi realizada em 2 escolas públicas, em 2 etapas: a avaliação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal/Idade (IMC/I) e preenchimento de Google Forms composto por questões socioeconômica, atividade física e sono; além do Questionário SOC-13 para verificar o senso de coerência e Health Literacy Assessment Tool – versão em português (p-HLAT-8) para identificação do LS. Para classificação do estado nutricional (IMC/I) foi utilizado o software WHO AnthroPlus (2007) e os pontos de corte adotados para categorização do IMC foram: sem excesso de peso, escore-Z ≤ + 1 (magreza e eutrofia) e; com excesso de peso, escore-Z >+1 (sobrepeso e obesidade). Para avaliação do SOC foi utilizado mediana e para o LS utilizou-se tercil. Participaram 335 adolescentes, com mediana de idade de 17,1 (IQ 16,1 – 17,8 anos), pretos/pardos (73,4%) e renda familiar menor que um salário-mínimo (53,6%). A prática de atividade física foi referida por 61% dos adolescentes, seja na escola ou fora dela e 41% dormiam de forma adequada. Em relação ao estado nutricional, 88,3% foram classificados sem excesso de peso, mediana do SOC 57 (IQ 50-65) e do LS foi 22 (IQ 20-25) e as frequências de 48,4% e 31,0% para o SOC e o LS fortes, respectivamente. Verificada a associação entre as variáveis através do teste Qui-quadrado e, observou-se que senso de coerência e letramento em saúde não se associaram ao estado nutricional dos adolescentes, assim como as demais variáveis estudadas. A análise de correlação realizada entre o IMC dos adolescentes, SOC e LS, mostrou que não há correlação entre essas variáveis. No entanto, observa-se que há uma possibilidade de correlação negativa entre o sendo de coerência e o índice de massa corporal dos adolescentes tendo em vista que há uma probabilidade de 91,6% de haver essa associação. O letramento em saúde dos adolescentes é fundamental na previsão de comportamentos saudáveis, além da importância do ambiente escolar e familiar. O senso de coerência é um conceito que se consolida aproximadamente na terceira década de vida e pode ser visto como um fator influente no comportamento psicossocial dos adolescentes em relação à saúde. As diferenças nas pontuações de senso de coerência e do letramento em saúde entre os adolescentes são atribuídas a uma variedade de fatores psicológicos, sociais e culturais, que moldam suas percepções e maneiras de enfrentar os desafios da vida. Essas características podem explicar a ausência de uma relação entre o SOC, LS e o estado nutricional dos adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65929
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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