Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65837

Compartilhe esta página

Título: Intervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantill: revisão integrativa
Autor(es): SILVA, Beatriz Rodrigues da
OLIVEIRA, Cibelle Nogueira de
Palavras-chave: Leitura compartilhada; Desenvolvimento infantil; Primeira infância; Cuidadores; Promoção da saúde
Data do documento: 12-Ago-2025
Citação: SILVA, Beatriz Rodrigues da; OLIVEIRA, Cibelle Nogueira de. Intervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantil: revisão integrativa. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, sendo influenciada por estímulos afetivos e culturais oferecidos pelos seus cuidadores. A leitura compartilhada entre cuidadores e crianças emerge como uma prática acessível e promissora na promoção do desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo mapear evidências da literatura acerca de temas e estratégias que compreendam o desenvolvimento infantil, a interação entre os pais e as crianças e os benefícios a longo prazo dessa prática. Trata-se de uma revisão integrativa conduzida conforme a metodologia de Whittemore Knafl 2005, através da busca de artigos científicos disponíveis nas bases Scopus e PubMed, com o auxílio do software gratuito Rayyan. Foram incluídos 22 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados apontam que a maioria das intervenções foram realizadas no ambiente domiciliar, com uso de livros ilustrados, vídeos explicativos e materiais de apoio, promovendo ganhos significativos no vocabulário, na cognição, na atenção e no fortalecimento do vínculo afetivo. Apesar dos benefícios, destacam-se desafios como a falta de tempo dos cuidadores,o uso excessivo de telas e a dificuldade de acesso a materiais de leitura em contextos vulneráveis. Portanto, este estudo reforça a importância da inclusão dessa abordagem no cotidiano infantil já nos primeiros anos de vida e pode ser incorporada nas práticas educativas em saúde, especialmente por enfermeiros na atenção primária, proporcionando apoio ao desenvolvimento infantil e para promoção de vínculos afetivos fortalecidos no cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65837
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Rodrigues da Silva e Cibelle Nogueira de Oliveira_organized (1).pdf
  Item embargado até 2026-09-04
378,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons