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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-
dc.contributor.authorSILVA, Beatriz Rodrigues da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cibelle Nogueira de-
dc.date.accessioned2025-09-08T22:30:59Z-
dc.date.available2025-09-08T22:30:59Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Beatriz Rodrigues da; OLIVEIRA, Cibelle Nogueira de. Intervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantil: revisão integrativa. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65837-
dc.description.abstractA primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico, sendo influenciada por estímulos afetivos e culturais oferecidos pelos seus cuidadores. A leitura compartilhada entre cuidadores e crianças emerge como uma prática acessível e promissora na promoção do desenvolvimento infantil. Este estudo teve como objetivo mapear evidências da literatura acerca de temas e estratégias que compreendam o desenvolvimento infantil, a interação entre os pais e as crianças e os benefícios a longo prazo dessa prática. Trata-se de uma revisão integrativa conduzida conforme a metodologia de Whittemore Knafl 2005, através da busca de artigos científicos disponíveis nas bases Scopus e PubMed, com o auxílio do software gratuito Rayyan. Foram incluídos 22 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. Os resultados apontam que a maioria das intervenções foram realizadas no ambiente domiciliar, com uso de livros ilustrados, vídeos explicativos e materiais de apoio, promovendo ganhos significativos no vocabulário, na cognição, na atenção e no fortalecimento do vínculo afetivo. Apesar dos benefícios, destacam-se desafios como a falta de tempo dos cuidadores,o uso excessivo de telas e a dificuldade de acesso a materiais de leitura em contextos vulneráveis. Portanto, este estudo reforça a importância da inclusão dessa abordagem no cotidiano infantil já nos primeiros anos de vida e pode ser incorporada nas práticas educativas em saúde, especialmente por enfermeiros na atenção primária, proporcionando apoio ao desenvolvimento infantil e para promoção de vínculos afetivos fortalecidos no cotidiano.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLeitura compartilhadapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleIntervenções com leitura compartilhada entre cuidadores e crianças na primeira infância e resultados no desenvolvimento infantill: revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5724617370491352pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082101226207763pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.description.abstractxEarly childhood is a critical period for cognitive, social, and language development, influenced by the affective and cultural stimuli provided by caregivers. Shared reading between caregivers and children emerges as an accessible and promising practice in promoting child development. This study aimed to map evidence from the literature on themes, contexts, and strategies involving shared reading between caregivers and children in early childhood, as well as outcomes related to child development, caregiver–child interaction, and benefits for caregivers. This is an integrative review conducted in 2025, following the steps proposed by Whittemore and Knafl (2005), through a search for scientific articles available in the Scopus and PubMed databases, with the support of the free software Rayyan. A total of 22 studies that met the eligibility criteria were included. The results indicate that most interventions were carried out in the home environment, using picture books, explanatory videos, and support materials, promoting significant gains in vocabulary, cognition, attention, and the strengthening of affective bonds. Despite these benefits, some challenges were highlighted, such as caregivers’ lack of time, excessive screen use, and difficulties in accessing reading materials in vulnerable contexts. This study reinforces the importance of including this approach in children’s daily lives from the earliest years and suggests its incorporation into health education practices, especially by nurses in primary care, providing support for child development and fostering strengthened affective bonds in everyday life.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

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TCC Beatriz Rodrigues da Silva e Cibelle Nogueira de Oliveira_organized (1).pdf
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