Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65813

Share on

Title: Esportes de aventura como estratégia para prevenção e tratamento da ansiedade
Authors: CARNEIRO, Ana Beatriz da Silva
Keywords: Esportes de aventura; Esportes radicais; Esportes na natureza; Ansiedade
Issue Date: 9-Aug-2025
Citation: CARNEIRO, Ana Beatriz da Silva. Esportes de aventura como estratégia para a prevenção e tratamento da ansiedade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Introdução: Os esportes de aventura têm se mostrado uma estratégia eficaz para o tratamento e prevenção da ansiedade, ao promover experiências que envolvem desafios físicos e emocionais em contato direto com a natureza. Objetivo: Investigar os efeitos dos esportes de aventura sobre a saúde mental, especialmente no enfrentamento da ansiedade. Métodos: A análise concentrou-se em artigos científicos que abordaram modalidades como escalada, rafting, trekking, surf e outras atividades de risco controlado, destacando suas implicações psicológicas. Resultados: a prática desses esportes favorece a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, melhora a autoestima, fortalece a autorregulação emocional e reduz significativamente os sintomas ansiosos. Além disso, o ambiente natural mostrou-se um fator potencializador desses efeitos, contribuindo para a diminuição do estresse e o aumento do humor positivo. Conclusão: Portanto, os esportes de aventura representam uma alternativa terapêutica complementar e promissora, especialmente por aliarem exercício físico, superação de limites internos e conexão com a natureza como fatores-chave na redução da ansiedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65813
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Ana Beatriz da Silva Carneiro.pdf645,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons