Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65798

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorBERNARDINO, Andressa Lira-
dc.date.accessioned2025-09-05T14:35:59Z-
dc.date.available2025-09-05T14:35:59Z-
dc.date.issued2025-05-27-
dc.identifier.citationBERNARDINO, Andressa Lira. Ana Cristina Cesar : pressupostos de um trabalho crítico à luz da imprensa. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65798-
dc.description.abstractEste trabalho intenta sistematizar os pressupostos da atividade crítica exercida por Ana Cristina Cesar (1952-1983) em jornais e revistas, entre os anos de 1975 e 1983. Pretendemos, então, observar as linhas programáticas que orientam as análises às obras, destacando traços recorrentes em sua abordagem, bem como depreender uma possível concepção de literatura subjacente, isto é, quais elementos a autora observa como favoráveis/desfavoráveis às obras e os respectivos porquês por ela apresentados. Em nossa análise, observamos, ainda, a relevância da materialidade dos textos para sua significação, recortando distinto momento cultural, sob repressão da Ditadura Civil-Militar, em que boa parte dos ensaios críticos de Ana Cristina ocupam os periódicos ditos “alternativos”, alguns – por seu formato tabloide – também conhecidos como “imprensa nanica” (Kucinski, 1991; Camargo, 2012; Braga, 1991). Tais veículos representam importante momento inicial, em que a autora forja um estilo de crítica literária, para ocupar, ao fim da vida, periódicos de maior prestígio. Nisto, destacamos características contextuais de cada veículo em que a autora publicou, quais sejam: Opinião, Beijo, Revista Colóquio/Letras, Almanaque – Cadernos de Literatura e Ensaio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo (Folhetim), Leia Livros, Veja e IstoÉ. O percurso teórico- metodológico estabelecido considera a obra crítica de uma “primeira fase” de Ana Cristina Cesar, em periódicos alternativos, para leitura da obra crítica de uma possível “segunda fase”, em periódicos de maior prestígio, organizando e testando os limites dessa divisão. A consideração do veículo como ponto relevante para a leitura dos textos é orientada pela reflexão contextual sobre a crítica literária no Brasil, desenvolvida por Rocha (2011), e pela investigação de jornais alternativos das décadas de 1970/80 (Bosi, V., 2021; Kucinski, 1991), com isso, reflete-se, ainda, os impactos da censura prévia à imprensa (Kushnir, 2012); ademais, o percurso teórico-metodológico é reforçado a partir da consideração de pesquisas anteriores que tiveram como objeto a obra da autora em questão, como Camargo (2003), Pontes (2020), Boaventura (2007), Süssekind (2016), Masutti (1995) e Galvão (2021).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectImprensa alternativapt_BR
dc.subjectJornalismo culturalpt_BR
dc.titleAna Cristina Cesar : pressupostos de um trabalho crítico à luz da imprensapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6368567601879136pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to systematize the assumptions of Ana Cristina Cesar's (1952-1983) critical activity in newspapers and magazines between 1975 and 1983. We intend to observe the programmatic lines that guide the analysis of the works, highlighting recurring traits in her approach, as well as deduce a possible underlying conception of literature, that is, which elements the author observes as favorable/unfavorable to the works and the respective reasons she presents. In our analysis, we also looked at the relevance of the materiality of the texts for their meaning, focusing on a distinct cultural moment, under the repression of the Civil-Military Dictatorship, in which a large part of Ana Cristina's critical essays were published in so-called underground press, some of which – due to their tabloid format – were also known as the “small press” (Kucinski, 1991; Camargo, 2012; Braga, 1991). These media outlets represent an important initial moment in which the author forged a style of literary criticism, to occupy, at the end of her life, more prestigious periodicals. In this regard, we highlight the contextual characteristics of each vehicle in which the author published, namely: Opinião, Beijo, RevistaColóquio/Letras, Almanaque - Cadernosde Literatura e Ensaio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo (Folhetim), Leia Livros, Veja and IstoÉ. The established theoretical-methodological path considers Ana Cristina Cesar's critical work of a “first phase”, in underground press, to read the critical work of a possible “second phase”, in more prestigious periodicals, organizing and testing the limits of this division. The consideration of the vehicle as a relevant point for reading the texts is guided by the contextual reflection on literary criticism in Brazil, developed by Rocha (2011), and by the investigation of underground newspapers from the 1970s/80s (Bosi, V., 2021; Kucinski, 1991), which also reflects the impacts of prior censorship on the press (Kushnir, 2012); in addition, the theoretical-methodological path is reinforced by considering previous research on the work of the author in question, such as Camargo (2003), Pontes (2020), Boaventura (2007), Süssekind (2016), Masutti (1995) and Galvão (2021).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andressa Lira Bernardino .pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons