Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65695

Compartilhe esta página

Título: Avaliação dos efeitos da Fisioterapia no equilíbrio postural e na capacidade funcional de pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2: Um estudo piloto.
Autor(es): TIUMA, MARCELA MARIA DE JESUS
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Exercícios; Equilíbrio Postural; Capacidade Funcional; Fisioterapia
Data do documento: 14-Ago-2025
Citação: TIUMA, Marcela Maria de Jesus. Avaliação dos Efeitos da Fisioterapia no Equilíbrio Postural e na Capacidade Funcional de Pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 2: Um estudo piloto. 2025. 20 f. Tese (Doutorado) - Curso de Fisioterapia, CCS- Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Diabetes Mellitus (DM) é uma das doenças crônicas de maior prevalência na atualidade, com incidência crescente a cada ano, representando um importante problema de saúde pública e gerando elevados custos aos sistemas de saúde. O DM pode afetar o sistema locomotor, levando a alterações no equilíbrio e na capacidade funcional, principalmente devido à neuropatia diabética que pode causar perda de sensibilidade protetora nos pés, tornando-os mais vulneráveis a lesões e dificultando o reconhecimento de superfícies instáveis, o que pode levar a quedas e dificuldades na mobilidade, afetando negativamente o equilíbrio postural e a funcionalidade dos pacientes. Objetivos: Aplicar um protocolo fisioterapêutico, a fim de analisar sua eficácia na melhora da capacidade funcional e do equilíbrio postural em indivíduos diagnosticados com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2). Métodos: Um estudo do tipo piloto, quase-experimental, com delineamento antes e depois com uma amostra não probabilística do tipo por conveniência. Participaram da intervenção 11 indivíduos, 3 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com faixa etária média de idade 60 anos. Resultados: Houve melhora significativa nos resultados da capacidade funcional avaliada através do Timed Up and Go (p<0,05) e em variáveis de equilíbrio, sendo estas, na inclinação média com olhos abertos e oscilação ântero-posterior de olhos fechados (p<00,5). Conclusão: Mediante os resultados, conclui-se que houve efeitos positivos do protocolo fisioterapêutico na melhora da capacidade funcional e no equilíbrio.
Descrição: 9,6
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65695
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcela maria de jesus tiuma tcc 2025.pdf
  Item embargado até 2026-08-27
1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons