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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65688

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Title: A exiguidade de aplicações cotidianas e a teoria de Ausubel: como a matemática financeira auxilia na aprendizagem de equações?
Authors: SANTOS JÚNIOR, Gilson Horácio dos
Keywords: Aprendizagem significativa; Matemática financeira; Aplicações cotidianas; Equações
Issue Date: 6-Dec-2024
Citation: SANTOS JÚNIOR, Gilson Horácio dos. A exiguidade de aplicações cotidianas e a teoria de Ausubel: como a matemática financeira auxilia na aprendizagem de equações?, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: A pesquisa tem como objetivo examinar os impactos que os aplicativos do cotidiano têm na aprendizagem dos indivíduos, considerando como a contextualização dos conteúdos pode facilitar o desenvolvimento de conhecimentos significativos. A matemática financeira é uma das principais disciplinas que oferece esta proposta, uma vez que a produção de conhecimento rompe com abordagens exclusivamente mecânicas, permitindo, desta forma, um processo de ensino e aprendizagem baseado no construtivismo. Para tanto, utilizou-se a teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, na qual ele enfatiza que o elemento mais importante para a formação do conhecimento é a bagagem intelectual que os alunos possuem em suas respectivas estruturas cognitivas. Um dos principais interesses da educação matemática contemporânea é a relação entre o concreto e o abstrato, uma vez que o cenário atual exige tais transformações no desenvolvimento e retenção de compreensões. Nessa perspectiva, a matemática financeira revela-se um recurso importante para a prática em sala de aula. Esta área inspira a curiosidade dos alunos e facilita a transição para conceitos mais complexos, como equações afins, exponenciais e logaritmos. Através desta abordagem na prática educativa, a aprendizagem torna-se mais envolvente, ao mesmo tempo que fornece uma base para os alunos compreenderem temas abstratos, potenciando uma evolução gradual e significativa das suas competências matemáticas, como a autonomia e o pensamento crítico. Espera-se que este estudo amplie a compreensão das metodologias na prática docente, utilizando o conhecimento prévio dos alunos como fonte de informação para introdução de conteúdos, possibilitando um ambiente mais significativo e participativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65688
Appears in Collections:(TCC) - Matemática (Licenciatura)

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