Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65624

Compartilhe esta página

Título: Controles internos: uma análise das deficiências reportadas por empresas da saúde listadas na B3 classificadas no segmento do novo mercado
Autor(es): FONSECA, Aline Oliveira Coutinho da
Palavras-chave: Deficiência; Controles Internos; Saúde; Novo Mercado; B3; Subsetores da saúde
Data do documento: 18-Ago-2025
Citação: FONSECA, Aline Oliveira Coutinho da. Controles internos: uma análise das deficiências reportadas por empresas da saúde listadas na B3 classificadas no segmento do novo mercado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A presente pesquisa teve o objetivo de identificar as principais deficiências de controles internos, reportadas em 2024 referentes ao ano-base de 2023, por empresas do setor da saúde listadas na B3 classificadas no segmento do novo mercado, reportadas pelas empresas de auditoria e divulgadas pelas empresas por meio dos Formulários de Referência exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para atingir os objetivos propostos, foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo exploratória e descritiva, utilizando uma análise documental por meio dos Formulários de Referência publicados no site da B3. A seleção da amostra baseou-se no setor da saúde e no segmento do Novo Mercado. Os dados foram processados e categorizados a fim de identificar estatísticas recorrentes de deficiências nos controles internos. A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com uma população de 18 Companhias integrantes do setor da saúde e do Novo Mercado, no entanto foram desconsideradas 10 que não reportaram deficiências no formulário de referência publicado. Após triagem dos relatórios das empresas, obteve-se 8 Companhias que reportaram deficiências de controle interno para o exercício social de 2023. Os resultados obtidos após a comparação dos relatórios publicados revelam que falhas nos controles internos das empresas da saúde nesse segmento de alta regulação e exigência ainda são frequentes, no entanto, o resultado nos evidenciou que os subsetores econômicos atrelados aos serviços médicos e comércio e distribuição foram os únicos que reportaram deficiências. Além disso, o estudo contribuiu com a identificação das deficiências mais frequentes por assunto, sendo: conciliação bancária/financeira e adoção do IFRS 17 para o tema Contábil, controle dos acessos para o tema Tecnologia da Informação e controle de revisões para o tema administrativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65624
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Aline_Fonseca_%282%29_assinado.pdf999,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons