Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65600

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Marcelo Jota-
dc.contributor.authorRODRIGUES, LUIZ FELIPE FARIAS-
dc.date.accessioned2025-08-29T15:21:41Z-
dc.date.available2025-08-29T15:21:41Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Luiz Felipe Farias. As perspectivas dos profissionais de ciências contábeis no período de 2021 a 2024 na Universidade Federal de Pernambuco em relação ao mercado de trabalho. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65600-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as perspectivas dos profissionais de Ciências Contábeis egressos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de 2021 a 2024 quanto às dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho. Por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a 51 egressos do curso, observou-se que, embora a maioria esteja satisfeita com a didática dos docentes, muitos apontam a ausência de práticas aplicadas e o distanciamento entre a teoria e a prática como deficiências significativas no processo de ensino-aprendizagem. A apuração dos resultados evidenciou que grande parte dos participantes se considera preparada apenas nas questões teóricas e necessita de apoio de profissionais mais experientes para exercer suas atividades com segurança. Além disso, foi identificado que o domínio de tecnologias, o conhecimento atualizado da legislação tributária e as competências interpessoais se configuram como principais demandas para atuação na área contábil. Ademais, foi apontada a necessidade de revisão da matriz curricular do curso, com o intuito de torná-la mais aderente às exigências do mercado. Nesse sentido, o estudo reforça a importância de um alinhamento mais efetivo entre a formação acadêmica e as competências requeridas pela prática profissional, além de sugerir a realização de pesquisas futuras que contemplem as mudanças necessárias para adaptação a este novo cenário mercadológico.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.titleAs perspectivas dos profissionais de ciências contábeis no período de 2021 a 2024 na Universidade Federal de Pernambuco em relação ao mercado de trabalhopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6538709830638017pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the perspectives of Accounting professionals who graduated from the Federal University of Pernambuco (UFPE) between 2021 and 2024 regarding the difficulties faced in the labor market. Through field research, with the application of a questionnaire to 51 graduates of the course, it was observed that although most respondents are satisfied with the didactics of the professors, many pointed out the lack of applied practices and the gap between theory and practice as significant deficiencies in the teaching-learning process. The results showed that a large proportion of participants consider themselves prepared only in theoretical aspects and need the support of more experienced professionals to perform their activities with confidence. Furthermore, it was identified that proficiency in technology, up-to-date knowledge of tax legislation, and interpersonal skills are the main demands for professional performance in the accounting field. Finally, the need for a review of the course curriculum was highlighted, aiming to make it more aligned with market requirements. In this sense, the study reinforces the importance of a more effective alignment between academic training and the competencies required by professional practice, and suggests carrying out future research that addresses the changes needed to adapt to this new market scenario.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Luiz_Felipe_2025.1_Versao_Final_para_Deposito_assinado.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons