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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65558
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Título: | Pedagogia Jurídica: reflexões sobre possibilidades da atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça de Pernambuco |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Bianca Nascimento de |
Palavras-chave: | Pedagogia Jurídica; Atuação do Pedagogo; Currículo de Pedagogia |
Data do documento: | 10-Abr-2025 |
Citação: | ALBUQUERQUE, Bianca Nascimento de. Pedagogia Jurídica: reflexões sobre possibilidades da atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Perceber o fazer pedagógico ocorrendo em instâncias não escolares expande a compreensão sobre as possibilidades profissionais do pedagogo. Assim, este trabalho objetiva analisar a atuação do pedagogo no Tribunal de Justiça de Pernambuco, apresentando um campo extraescolar e identificando as contribuições do profissional de Pedagogia para as questões educacionais e pedagógicas que se desdobram no campo jurídico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, mobilizando a entrevista semiestruturada e utilizando a análise do conteúdo para o tratamento dos achados. Enquanto resultados têm-se que a atuação do pedagogo em outros espaços, sobretudo no âmbito jurídico, vincula-se à compreensão ampliada do fazer pedagógico. Os achados consolidam-se em três categorias: Pedagogos no judiciário e suas possibilidades de atuação; Pedagogia jurídica: o que dizem os(as) pedagogos(as) e O(a) pedagogo(a) e sua atuação fora da escola, as quais reafirmam a importância do tema ao discutir os significados do termo Pedagogia Jurídica, bem como permitem refletir sobre a formação inicial do pedagogo, convocando ao diálogo sobre o currículo da pedagogia para além dos muros da escola de educação básica, que denota a atuação do pedagogo jurídico especialmente para a garantia de direitos e a proteção de crianças e adolescentes, em prol do melhor interesse destes sujeitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65558 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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