Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431

Share on

Title: Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa.
Authors: SILVA, Vanessa Guimaraes
Keywords: Literatura menor; Franz Kafka; Subjetivação; Experiência Formativa; Educação
Issue Date: 14-Aug-2025
Citation: SILVA, Vanessa Guimarães. Kafka e a literatura menor: processos de subjetivação e experiência formativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A noção de literatura menor, formulada por Deleuze e Guattari, sobressai pela sua força criativa, de resistência e de subjetivação, sendo compreendida aqui como uma experiência formativa no campo amplo da educação. Neste estudo, foram cartografadas três obras de Franz Kafka: “A Metamorfose” (1915), “Carta ao Pai” (1919) e “Josefina, a Cantora ou O povo dos camundongos” (1924), investigou-se a relação entre os processos de subjetivação e as experiências formativas na educação, considerando tais obras como expressões da literatura menor. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, tendo como metodologia a cartografia rizomática, entendida como um modo de acompanhar os movimentos que atravessam a leitura, a escrita e os afetos da própria experiência. Nesse caminho, os conceitos de devir, rizoma, linguagem, literatura menor e subjetivação, compõem uma reflexão sobre a formação como experiência estética, política e sensível. O mapa conceitual revela que a literatura menor tensiona os discursos dominantes da educação, abrindo espaço para vozes dissonantes, silêncios significativos e formas não convencionais de saber. Os resultados sugerem que a experiência com a literatura no contexto educativo não transmite conteúdos fixos, mas provoca deslocamentos, estranhamentos e linhas de fuga que potencializam processos formativos singulares. Desse modo, conclui-se que a literatura menor pode operar como força de escuta, criação e reinvenção, instaurando brechas no instituído e contribuindo para modos outros de existir e aprender.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65431
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - VANESSA GUIMARÃES SILVA.pdf
  Embargoed Item Until 2026-03-27
467,73 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons