Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65419
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | FIRMINO, Pedro Eduardo Simões | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T19:52:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T19:52:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-24 | - |
dc.identifier.citation | FIRMINO, Pedro Eduardo Simões. Cultivando conhecimento: O impacto das hortas escolares no ensino de ciências. 2025. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65419 | - |
dc.description.abstract | As hortas escolares têm se destacado como espaços pedagógicos inovadores, capazes de integrar saberes, estimular a educação ambiental e promover práticas sustentáveis no ambiente escolar. Este tema envolve uma abordagem interdisciplinar que articula o ensino de Ciências à formação de valores voltados à cidadania e ao cuidado com o meio ambiente. Diante desse panorama, a presente pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta: De que forma as hortas escolares contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências na Educação Básica? O objetivo foi analisar o potencial das hortas escolares como recurso pedagógico nesse processo. O estudo foi estruturado como uma revisão narrativa de literatura, com análise de artigos extraídos das bases SciELO, Portal de Periódicos da CAPES, Latindex, Biblioteca Virtual de Saúde e Revista Orbis Latina, publicados entre os anos de 2015 a 2025. Os achados revelam que as hortas escolares funcionam como espaços integradores, permitindo a articulação entre teoria e prática, promovendo o protagonismo dos estudantes, a interdisciplinaridade e o engajamento da comunidade escolar. Evidencia-se ainda o papel das hortas como ferramentas para fortalecer vínculos entre escola e comunidade, estimular hábitos alimentares saudáveis e apoiar políticas públicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 35p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Propostas de ensino | pt_BR |
dc.title | Cultivando conhecimento: o impacto das hortas escolares no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BEZERRA, Levi Araújo | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | School gardens have emerged as innovative pedagogical spaces, capable of integrating knowledge, fostering environmental education, and promoting sustainable practices within the school environment. This theme involves an interdisciplinary approach that connects science education to the development of values related to citizenship and environmental awareness. Given this context, the present study was guided by the following question: How do school gardens contribute to the teaching and learning process of Science in Basic Education? The objective was to analyze the potential of school gardens as pedagogical resources in science education.This research was conducted as a narrative literature review, based on the analysis of scientific articles retrieved from databases such as SciELO, CAPES Journals Portal, Latindex, Virtual Health Library, and Revista Orbis Latina, published between 2015 and 2025.The findings reveal that school gardens serve as integrative educational spaces, enabling the connection between theory and practice, promoting student protagonism, interdisciplinary approaches, and community engagement. Furthermore, they play a vital role in strengthening school-community relationships, encouraging healthy eating habits, and supporting public policy implementation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9459095178603806 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCFinal.pdf | 582,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons